TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO QUESTÕES

Trabalho Escolar: GESTÃO DO CONHECIMENTO QUESTÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão do Conhecimento

Segundo Scott Fitzgerald “o teste de uma inteligência diferenciada é a capacidade de manter duas ideias opostas em mente, ao mesmo tempo, e ainda manter a capacidade de funcionar”, comente esta frase e sua importância para a criação de conhecimento.

R: É a capacidade se ter um pensamento e ao surgir outro pensamento, saber trabalhar com os dois, com as diferenças entre eles e usa-los para chegar a uma solução, encontrar uma saída onde parece não ter. Quanto mais turbulentos os tempos, quanto mais complexo o mundo, mais paradoxos existem. As contradições, as inconsistências, os dilemas e as polaridades abundam nestes dias e nesta época. As empresas bem-sucedidas não estão apenas enfrentando o paradoxo, mas tirando vantagem dele. Temos que viver com o paradoxo, aceitá-lo, enfrentá-lo, tirar sentido dele e usá-lo para achar um melhor caminho. O sucesso das organizações nunca foi tão frágil, apenas algumas empresas demonstram capacidades de mudar tão rápido.

A passagem de Sociedade Industrial para Sociedade do conhecimento elevou o paradoxo, de algo a ser eliminado e evitado, para algo a ser aceito e cultivado, existindo dois componentes aparentemente opostos, isto é conhecimento tácito e conhecimento explicito. Explique estes componentes, cite exemplos.

R: Tácito: É o conhecimento conquistado pela experiência, difícil de comunicar, depende do contexto. Exemplo: Quando um funcionário opera melhor a máquina porque adquiriu certos macetes pela experiência acumulada.

Explicito: É o conhecimento que comunicamos com palavras e gestos, é registrado em livros, revistas, e-mails, etc. Exemplo: Quando um funcionário consulta um manual ou um colega sobre como operar uma máquina.

Dialética é uma forma de raciocínio que remonta a antiga Grécia, explique Dialética e sua importância para geração de conhecimento.

R: Dialética enfatiza duas características que uteis nos tempos turbulentos e no complexo do mundo atual. Primeira é a sua ênfase na mudança e segundo é a ênfase nos opostos. A mudança ocorre através do conflito e da oposição de acordo com o raciocínio dialético. Esta sempre buscando á contradição dentro das pessoas ou das situações, como principal guia para o que está acontecendo e o que provavelmente acontecerá. Em minha opinião um dos sinônimos de mudança pode ser conhecimento, quem muda – inova/renova, acaba aprendendo e, aprender é adquirir conhecimento.

A IBM e a Canon são pioneiras de uma nova espécie de empresas, chamadas de empresas dialéticas, empresas dialéticas apresentam duas características fundamentais para processo dialético, quais são?

R: Ênfase na mudança, esta constantemente em mudanças. Ênfase nos opostos, esta sempre procurando as contradições como orientação para o que está acontecendo e o que provavelmente acontecerá.

“A essência da criação do conhecimento esta profundamente enraizada no processo de construir e administrar síntese” final Livro The Knoweldge – Criating Company, quais são as seis maneiras espiralada desta essência?

R: Sínteses de Tácito e explicito, Corpo e Mente, Individuo e Organização, Inferior e Superior, Hierarquia e Força-tarefa, Oriente e Ocidente.

O conhecimento é amplificado passando por quatro modos de conversão, que podem ser descritos pelo SECI, quais são? Explique cada um deles.

R: Socialização é o processo de aquisição do conhecimento por meio da experiência compartilhada. Ocorre por meio da observação, imitação e prática. Esta associado á aprender pelo exemplo e a aprende fazendo.

Externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em termos explícitos. Para converter o conhecimento tácito em conhecimento explicito são utilizadas metáforas e analogias. E a chave para a criação do conhecimento, pois cria o conceito novo.

Combinação é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento pré-existente. Envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explicito. Os indivíduos trocam e combinam conceitos através de meios como documentos, reuniões, e-mails, conversas ao telefone ou redes de comunicação.

E Internalização é o processo de incorporação do conhecimento explicito que se converte em conhecimento tácito para o grupo e para a empresa. O conhecimento foi internalizado por todos os colaboradores da empresa, isto é, a empresa incorporou um novo conhecimento.

A criação do conhecimento apresenta duas dimensões, quais são? Explique cada dimensão.

R: A criação do conhecimento organizacional, segundo Nonaka e Takeuchi [2], alimenta a inovação, e o conhecimento é criado dentro da organização sob a forma de produtos, serviços e sistemas. Esse processo é dinâmico, produzindo duas dimensões diferentes da espiral da criação do conhecimento:

- Na primeira espiral, que ocorre na dimensão epistemológica (teoria do conhecimento), há a mobilização e conversão do conhecimento.

- Na segunda espiral, que ocorre na dimensão ontológica (o conhecimento é criado por indivíduos), o conhecimento tácito e o conhecimento explícito ocorrem de um nível inferior até os mais altos.

O primeiro passo para compreender como se cria o conhecimento organizacional é basear-se em um sólido fundamento epistemológico para distinguir dois tipos de conhecimento - o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. A interação entre esses dois tipos de conhecimento, chamada de conversão do conhecimento, dá origem a quatro modos: socialização, externalização, combinação e internalização.

Mas se o conhecimento não puder ser compartilhado com os outros ou se não for desenvolvido em nível de grupo ou divisão, o conhecimento não se difunde em espiral na organização. Esse processo em espiral, que ocorre em diferentes níveis ontológicos (individual, grupo, organização, interorganização), é uma das chaves para a compreensão da criação do conhecimento organizacional.

Qual a diferença entre conhecimento e informação?

R: Dados são representações do mundo físico, social, psicológico, organizacional. Exemplos: letras e números avulsos.

Informações: são dados organizados em um contexto. Exemplo: o catalogo telefônico é uma base de informações.

Conhecimento: informação relacionada é experiência e uma ação, é uma máxima utilização de informações e de dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com