TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS, SAÚDE NO TRABALHO E LIDERANÇA

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 8

TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS, SAÚDE NO TRABALHO E LIDERANÇA

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais. Gerencia, Motivação e Liderança. Saúde e Segurança do trabalho.

Orientador: Prof. Claudiane Balan; Edinei H. Suzuki; Henri T. Nonaka; Marilúcia Ricieri.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.............................................................5

2.2 SEGURANÇA NO TRABALHO..............................................................................6

2.3 LIDERANÇA...........................................................................................................8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

4 BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado temas como treinamento e desenvolvimento, Saúde e Segurança no trabalho e Liderança que são de fundamental importância para o funcionamento de uma empresa,

As organizações passam por transformações ao cenário de mudanças nas esferas política, econômica e social. Essas mudanças no ambiente externo às afetam, fazendo com que as empresas enfrentem mudanças no ambiente interno, tais como, redução dos níveis hierárquicos para que se tornem mais ágeis e menos onerosas e assim aumentarem o lucro. Na gestão de pessoas são notadas mudanças nos meios de recrutamento e seleção, carreira, treinamento e desenvolvimento, comunicação interna, liderança e a busca de um ambiente de qualidade.

Nas empresas deve se ter medidas de segurança adequada, pois existem leis que tratam da preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, e estas devem ser rigorosamente seguidas, pois são passíveis de punição.

2 DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O processo de desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.

O Treinamento é o processo de mudanças no comportamento dos colaboradores, visa à aquisição de habilidades relacionadas às tarefas do cargo – atendendo aos padrões e aumentando a produtividade, aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais. Segundo Boog (2001, p. 78) o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Os resultados de um treinamento geralmente são satisfatórios e obtidos em curto prazo, por isto, a sua grande aceitação por parte das empresas e dos colaboradores.

Já o Desenvolvimento é um processo de crescimento do indivíduo, e visa explorar o seu potencial de aprendizagem. Oferece-lhe condições e amparo afim de utilizar suas capacidades e aplicar seus conhecimentos e experiências na prevenção e solução de novas e diferentes situações, é como se preparássemos a pessoa para adquirir uma visão holística sobre a empresa, uma maneira de conduzí-la a um comportamento ativo diante de alguma futura tarefa ou adversidade. Ou seja, é um processo de aprimoramento profissional contínuo. Porém, é um processo que tem retorno somente a médio e longo prazo.

Independente do tipo de programa de treinamento utilizado, é muito importante definir claramente seus objetivos. Se não tiver objetivos bem definidos, não haverá um bom treinamento e conseqüentemente não conseguiremos avaliá-lo.

As etapas de um treinamento e desenvolvimento se subdividem em: Levantamento das Necessidades; Definição do Programa do Treinamento; Implementação do Programa de Treinamento; Avaliação dos Resultados do Treinamento.

Muitos são os tipos de treinamento que podem ser utilizados por uma empresa, sendo dentre eles estão Palestras; workshop; Dramatização; Dinâmica de Grupo; Cursos regulares; Jogos de empresa; Programa de Trainees; estudo de caso.

Jogos e dinâmicas para Treinamentos muitas vezes faz com que as pessoas absorvam de maneira substancialmente melhor uma mensagem específica vivenciando exercícios práticos que simulem ou retratem fatos do dia a dia.

Segundo Boog (2001) dinâmica de grupo é uma série de técnicas utilizadas para a motivação e desenvolvimento de habilidades das pessoas e incentivo a ampliação das relações interpessoais. A utilização de jogos no treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma forma de transformar a aprendizagem passiva em conhecimento compartilhado, beneficiando tanto o aplicador como os participantes que atuam diretamente em seu processo de aperfeiçoamento e mudanças.

Boog ressalta ainda que para atingir o objetivo esperado os jogos devem simular situações vivenciadas no cotidiano das pessoas fazendo as treinar e desenvolver reações e soluções para quando se depararem com esse ou outros fatos relacionados dentro ou fora da empresa.

Quando nos referimos a jogos no ambiente empresarial, Rocha (2003, apud LACRUZ, 2004) afirma que o jogo de empresas analisa e avalia os resultados das possíveis decisões tomadas, através da simulação do ambiente interno e externo da organização. Datner (2006) acredita que durante os jogos o grupo vivencia momentos de motivação, tensão, espontaneidade, criatividade, absorção de conhecimentos, e diversos outros, por isso esse método de treinamento possibilita a ampliação do Networking e diminuição das dificuldades de comunicação entre as pessoas.

As avaliações dos resultados de treinamento definem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com