TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEstão Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: GEstão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 8

1- Introdução

The Coca-Cola Company foi fundada em 1886 e vem conseguindo manter sua marca no mercado até os dias atuais. A cada dia, pessoas em mais de 200 países ao redor do mundo bebem o equivalente a 1,2 bilhões desse refrigerante.

A história da Coca-Cola inicia-se pelas mãos do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos.

O Conhecimento Explícito consegue ser alcançado pelos diversos treinamentos e cursos oferecidos aos seus funcionários. Muitos desses, realizados na própria sede da empresa, sendo ministrado por Conferência ou Online. Uma inovação presente nos dias de hoje, porém altamente necessário quando se fala em crescimento empresarial com baixo custo aplicado.

A equipe de Gestão de Conhecimento junto com a Equipe de Marketing vem alcançando objetivos esperados década após década. Observando a necessidade do mercado não explorado e mantendo o já conquistado.

A Empresa Coca-Cola possui 4 Pilares Básicos como fonte do sucesso:

• Pessoas certas no lugar certo;

• Capacitação adequada;

• Liderança adequada;

• Ambiente adequado para agregar e incentivar o raciocínio de seus funcionários, e manter sempre os mesmos satisfeitos.

2- A Evolução das Garrafas

A Coca-Cola chegou informalmente ao Brasil em 1941, por Pernambuco. E a primeira Fábrica “de verdade” do país foi inaugurada na então capital brasileira, o Rio de Janeiro (até 1960), no bairro de São Cristóvão.

A empresa Coca-Cola teve uma grade Evolução das Garrafas que iremos descrever a seguir:

Em 1942, saiam do Rio de Janeiro Refrescos (nome da fábrica carioca) o primeiro lote de garrafinhas de Coca-Cola, única existente na ocasião, na embalagem de 185 ml.

Nessa mesma época as máquinas Dixies marcaram a tecnologia de vanguarda, engarrafando uma garrafa por vez a um ritmo de 30 por minuto.

Em 1945, era implementada a segunda fábrica no Rio, também em São Cristóvão, contando com uma máquina que enchia 150 garrafas por minuto e uma lavadeira de garrafas.

Três anos depois, surgia outra fábrica moderníssima para a época. Na Avenida Suburbana (hoje Av. Dom Hélder Câmara), também no Rio de Janeiro, com duas linhas de engarrafamento e uma máquina com capacidade de produção de 200 garrafas por minuto, a mais veloz do gênero do Brasil.

Na virada para os anos 1960, a companhia lançava o produto na garrafa média, era a Coca-Cola Família (760ml).

Os anos de 1970 chegaram com uma grande inovação- as máquinas postmix- que ofereciam ao consumidor a Coca-Cola “fresquinha”, feita na hora, servida em copos.

Em 1981, a Coca-Cola lançou o refrigerante em lata, o primeiro de uma série de lançamentos pioneiros feitos pela companhia no país.

Em 1988, a Coca-Cola inundou o mercado brasileiro com várias novidades. Primeiro, as embalagem one way (descartáveis). Depois a tampa de rosca que permitia guardar os refrigerantes deitados na geladeira. Uma vantagem aparentemente pequena, mas que na verdade, abril espaço para o lançamento de outras embalagem com mais capacidade que dificilmente poderiam ser acondicionadas em pé nos refrigeradores.

Na virada para 1990, colocou no mercado a Big Coke (2litros) e a embalagem 1,25 litros. Seis meses depois laçava a lata de alumínio, 100% reciclável.

Pouco tempo depois, chegava ao mercado a maior revolução em termos de embalagem dos últimos 50 anos: a Superfamília a garrafa plástica retornável de 1,5 litros.

1992, a Cola-Cola foi novamente pioneira ao lançar, no Brasil, as Coke Machines ou máquinas de vender refrigerantes em lata no sistema de fichas.

A embalagem de 2,5litros, a maior do mercado, também chegou como diferente alternativa para o consumidor em 1999.

Em 2001, o relançamento das garrafinhas de vidro “contour” de 237ml, um sucesso que continua nos dias de hoje.

Em 2002, para comemorar a copa, foram lançadas algumas séries de Coca-Cola em lata de 473ml com a imagem de Pelé, o Rei do Futebol.

Os slogans oficiais eram:

• 1940 - “A pausa que refresca”;

• 1959 - “Isso faz um bem”;

• 1966 - “Tudo vai melhor com Coca-Cola”;

• 1972 - “A Coca-Cola da mais vida”;

• 1977 - “Isso é que é”;

• 1983 - “É isso aí”;

• 1989 - “Emoção pra valer”;

• 1993 - “Sempre Coca-Cola”;

• 2000 - “Curta Coca-Cola”;

• 2001 - “Gostoso é viver”;

• 2007 - “Viva o lado Coca-Cola da vida”;

• 2008 - “Cada gota vale a pena”;

• 2009 - “Abra a felicidade!”.

Atualmente, quando se fala em Coca-Cola no Brasil, fala-se de um sistema que reúne 39 fábricas operadas por 20 grupos empresariais, com quase 25 mil funcionários e frota de cerca de 10 mil veículos, responsável pelo abastecimento de mais de 1 milhão de pontos de vendas em todo o país.

O Grande desafio da empresa é transformar o Conhecimento Tácito em Conhecimento Explícito, por isso, a empresa utiliza a mão-de-obra experiente agregando valor com a mão-de-obra mais nova. Com isso mescla os conhecimentos.

A Coca-Cola utiliza o segredo do negócio, ou seja, o Conhecimento Tácito, pois a fórmula é passada de um para o outro sem estar nos livros ou formulários, além disso, a fonte escrita da Coca-Cola tem uma caligrafia própria feita pelo fundador que tornou-se única e conhecida mundialmente.

3 - A Garrafa PlantBottle

Garrafas PlantBottles são as primeiras garrafas plásticas Pet do mundo com origem vegetal, onde o petróleo é substituído parcialmente pelo Etanol de Cana-de-açúcar como insumo.

Por ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com