TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.487 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: SUPPLY CHAIN MANAGEMENT E A BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA

Rafael Henrique Dos Santos[1]

Orientador Prof. Carlos Cabral

RESUMO

Este trabalho tem como objeto de estudo a análise do gerenciamento da cadeia de suprimentos, (Supply Chain Management) e se relaciona com a busca pela vantagem competitiva. Em sua definição refere-se a ferramentas e métodos cuja finalidade é melhorar e automatizar a oferta através da redução de estoques e prazos de entrega. Esta pesquisa justifica-se na tentativa de observar as atividades e desenvolvimento da temática exposta, dos quais podemos citar: aquisição, planejamento, cumprimento de todas as ordens correspondentes, o processo de análises realizadas sobre o estoque, a transferência e o despacho dos produtos, a administração e a recepção de estoques, a administração de garantias entre outros. Conclui-se a gestão da cadeia de suprimentos se concentra na melhoria dos processos e das trocas de informações produzidas pelos associados de negócios, assim, obtém um conceito mais específico, sendo responsável pela execução do planejamento, organização e controle de todas as atividades que compõem a cadeia de suprimentos, ampliando sua vantagem competitiva.

Palavras-chaves: Gerenciamento da cadeia de suprimentos; supply chain; vantagem competitiva.

ABSTRACT

This work has as object of study the analysis of supply chain management (Supply Chain Management) and is related to the search for competitive advantage. In its definition refers to tools and methods whose purpose is to improve and automate the supply through the reduction of inventories and delivery times. This research is justified in the attempt to observe the activities and development of the exposed topic, of which we can mention: acquisition, planning, fulfillment of all the corresponding orders, the process of analyzes carried out on the stock, transfer and dispatch of the products, the administration and the reception of inventories, the administration of guarantees, among others. It concludes that supply chain management focuses on improving the processes and information exchanges produced by business associates, thus, it obtains a more specific concept, being responsible for the execution of the planning, organization and control of all the activities that make up the supply chain, expanding its competitive advantage.

Keywords: Supply chain management; supply chain; competitive advantage.

1 INTRODUÇÃO

A gestão integral da cadeia de suprimentos é um dos temas com maior profusão no campo da gestão empresarial, devido à importância que o nascimento, a configuração e o desenvolvimento das redes de negócios adquiriram no competitivo ambiente de negócios.

Nesse sentido, surgiram propostas de campos acadêmicos e profissionais que tentaram sintetizar o conceito e destacar as vantagens derivadas de seu uso sem que houvesse uma voz unânime nesse sentido.

O objetivo deste trabalho é contribuir para essa torrente de pesquisa acadêmica e tentar esclarecer o impacto que a implementação desta estratégia tem sobre o desempenho de um negócio levando em contas suas vantagens competitivas.

A organização dessa análise é a seguinte, em primeiro lugar, o conceito da cadeia de suprimentos será definido de acordo com a literatura mais significativa, em segundo lugar, explica-se através da utilização da Supply Chain Management (SCM)  como é adotado essa estratégia que serão identificadas com base em dimensões relevantes, finalmente, será realizada uma discussão final e serão apresentadas as principais limitações ao trabalho realizado.

2 CADEIA DE SUPRIMENTOS: CONCEITO E NOÇÕES PROPEDÊUTICAS

Conforme Brustello e Salgado (2006) a cadeia de suprimentos é o conjunto de processos para posicionar e trocar materiais, serviços, produtos semiacabados, produtos acabados, pós-logística, pós-venda e logística reversa, além de informações, em logística integrada que vai de a aquisição e aquisição de matéria-prima até a entrega e comissionamento de produtos acabados para o consumidor final.

A gestão da logística da cadeia de suprimentos é a ciência e a prática de controlar essas trocas, monitoradas pelas informações associadas, neste processo logístico.

Esse processo é acionado a partir do design, não apenas do produto, mas do marketing de novos produtos e vai até o final de seu ciclo de vida. No planejamento estratégico da cadeia de suprimentos, nada mais é considerado o consumidor final, pessoa ou empresa que utiliza um produto ou serviço para uso pessoal ou como um componente para criar outros produtos, mas também deve ser levado em consideração. clientes intermediários, como distribuidores e varejistas. (AKABANE. 2017)

Todas as empresas estão, de uma forma ou de outra, em uma cadeia de suprimentos, uma vez que não são autossuficientes em um mercado cada vez mais especializado. A seleção de fornecedores, combinada com os clientes, cria o núcleo da cadeia de suprimentos de uma empresa. A tecnologia desempenha um papel importante na facilitação da integração com os clientes, bem como com os fornecedores de materiais e serviços. (PAULA. 2012).

Há consenso sobre o benefício potencial de relacionamentos mais integrados derivados de uma gestão consciente das cadeias de suprimentos. Os esforços compartilhados entre os atores da cadeia de suprimentos levam a uma maior satisfação do consumidor final e, ao mesmo tempo, eliminam a duplicação de operações e o desperdício de recursos.

A Cadeia de Suprimentos é, literalmente, uma cadeia de elos (processos e atores) que busca satisfazer as necessidades do cliente. Cada elemento "produz" uma parte do produto final, chamá-lo de transporte, produzir, armazenar, enviar, comprar, etc. Os elementos também adicionam "custos" à cadeia. (CORSI, et al. 2017).

Se um elemento falhar, a cadeia inteira falhará e nesse caso, o cliente não poderá identificar quais elementos não estão em conformidade. Portanto, se um agente não atender a um requisito específico de seu cliente, toda a cadeia falhará. Eventualmente, você pode encontrar outra cadeia que forneça esse produto. No entanto, neste caso, todos irão perder.

Na literatura em inglês, eles são conhecidos como Supply Chain, ou também com outros nomes: Chain of Value ou Chain Logistics. A cadeia de suprimentos começa com os fornecedores e termina com nossos clientes. Inclui as atividades intermediárias, desde os processos de fornecimento, armazéns (tanto matérias-primas e produtos em processo ou produtos acabados), a logística de distribuição de produtos, planejamento de vendas ou produção e programação da fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com