TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando Pessoas

Seminário: Gerenciando Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Seminário  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

- Gestão de Pessoas

A partir do século XIX foi onde as organizações começaram a visualizar seus funcionários tornando- se mais humanistas e não o visando como um bem mais sim como parceiros/colaboradores si tornando assim um recurso considerado intangível, ou seja, se torou um capital imensurável que não tem preço. Através deste Capital humano empresa tenta alcançará o sucesso desejado. Para gerenciar, conduzir e desenvolver esse sucesso usamos uma ferramenta chamada Gestão de pessoas que e de vital importância na organização.

Gestão não si limita apenas na contratação do profissional ocorre através da sua participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dentro da organização.

• Participação: onde se envolve um todo dentro da empresa tendo assim uma ação tanto do empregador como do empregado gerando assim consequentemente um bom clima organizacional.

• Capacitação: Qualificar o individual para o cargo ou tarefa que foi contratado dentro da organização.

• Envolvimento: Fazer com o funcionário vise alcançar os objetivos da empresa.

• Desenvolvimento: Fazer com que tudo seja colocado em pratica sempre se aperfeiçoando gerando assim uma satisfação de ambas as partes.

Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e a gestão de pessoas tendo como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da organização e do próprio profissional.

Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:

• Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição

gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo

recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

• A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com

provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos

empregados. Com o mercado dinâmico e globalizado onde nos localizamos hoje temos que dar uma grande ênfase nos processos que a organização desenvolve, tendo assim participação direta dos seus funcionários fazendo com que tenhamos uma eficácia e satisfação dos seus colaboradores, organização e clientes.

Segundo Chiavenato (1999), a administração de recursos humanos deve contribuir para a eficácia da empresa através dos seguintes meios:

1. Ajudar a organização a alcançar suas metas, objetivos e realizar sua missão.

2. Proporcionar competitividade à empresa

3. Treinar e motivar as pessoas para a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com