TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerentes De RH Versus Gerentes De Linha

Ensaios: Gerentes De RH Versus Gerentes De Linha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  2.068 Visualizações

Página 1 de 2

Qual é a diferença entre os gerentes de recursos humanos e os gerentes de linha?

A evolução dos recursos humanos desde o início da década de 1900 oferece muitos desafios para os profissionais dessa área. Tradicionalmente conhecido como "departamento pessoal", o foco desse setor mudou conforme a expansão das responsabilidades, em decorrência das mudanças nas organizações. Deveres que uma vez foram claramente designados à unidade de recursos humanos e ao gerente de linha, agora são confusos e fontes de conflito.

O papel do gerente de linha

Os gerentes de linha são mais orientados à produção e às metas, já que é seu papel gerar lucro ou economizar recursos financeiros para a empresa. Muitas vezes, eles são chamados de supervisores, caso estejam em um estágio mais básico. Os gerentes de linha são mais direcionados à prática e responsáveis por concluir o trabalho proposto da melhor forma, manter o desempenho dos funcionários e lidar com questões disciplinares.

O papel do gerente de recursos humanos

O gerente de recursos humanos tem uma responsabilidade legal e moral perante os empregados e a empresa, apresentando um escopo muito mais amplo. Ao contrário do gerente de linha, ele não é diretamente responsável pelo desempenho dos trabalhadores. Seu papel é fazer com que todas as questões sejam tratadas de forma justa, legal e de acordo com a política da empresa.

Percepções

Os gerentes de linha podem enxergar os gerentes de recursos humanos como um obstáculo, considerando-o responsável por um departamento de gestão baseado em um "opressivo manual administrativo". Por outro lado, os gestores de recursos humanos podem ver os gerentes de linha como "causadores de processos judiciais", devido à falta de formação e conhecimento sobre as leis trabalhistas.

Solução

Os gestores de recursos humanos devem passar um tempo com os gerentes de linha para aprender mais sobre o negócio e como os objetivos são alcançados. Os gerentes de linha devem ser treinados pelos gestores de recursos humanos quanto às questões legais e de relacionamento com os empregados.

Visão a longo prazo

Parece haver alguma associação positiva em relação à conjugação de esforços entre os gestores de recursos humanos e os gerentes de linha, conforme o trabalho se torna mais complexo e as leis trabalhistas mais rigorosas. Os gestores de recursos humanos também devem se esforçar para ter um melhor relacionamento com os gerentes de linha, ampliando a sua compreensão sobre o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com