TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Estrategica

Trabalho Universitário: Gestao Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto abaixo e em seguida responda às questões propostas:

O Hotel Fictício foi inaugurado em julho de 2000 em Florianópolis, e foi um sucesso desde o início, principalmente pelo excelente atendimento e pela preocupação ambiental que o diferenciam dos concorrentes.

Em função da complexidade das atividades do hotel, em 2009, o Diretor descentralizou algumas atividades que antes eram suas, criando o Setor de Gestão e Pessoas e o Setor de Atendimento, tendo por objetivos capacitar seus funcionários e melhor atender seus hóspedes das classes A e B, respectivamente.

Como o faturamento da empresa nos três últimos anos foi acima do esperado, seu proprietário está bastante motivado para abrir outro hotel no próximo ano em uma região a ser definida.

1) Com base em suas atividades econômicas, o Hotel Fictício pode ser classificado em uma organização de que setor? Apresente uma justificativa (1,0 ponto)

Resposta: O Hotel Fictício é uma organização do setor terciário, ou seja, de comercio e serviços, pois não apresenta nenhuma característica de atividades agropecuárias e industriais e é um prestador de serviços aos hóspedes.

2) O Hotel Fictício pode ser classificado, quanto à origem e aplicação de recursos, em uma organização de que setor? Apresente uma justificativa (1,0 ponto)

Resposta: Quanto à origem e aplicação de recursos o hotel Fictício pode ser classificado como uma organização do segundo setor, pois é privada, com fins lucrativos e o dinheiro privado é utilizado para fins privados.

3) Em qual fase do ciclo de vida das organizações se encontra o Hotel Fictício? Apresente sua justificativa com base nas características da fase que podem ser observadas no texto acima (2,0 pontos)

Resposta: Terceira fase, ou seja, as decisões tiverem de ser descentralizadas e a delegação de funções foi inevitável, também nesta etapa o Hotel poderá expandir seu mercado de atuação, ou seja, abrindo filiais e a estrutura da organização terá de se descentralizar e a adoção de relatório de lucros será se suma importância para a medida da eficácia.

4) Considerando a descrição feita do Hotel Fictício, desenvolva:

a) Uma missão que contemple as seis questões que podem ser utilizadas para reflexão e formulação da missão. (2,5 pontos)

Resposta:

1. O que devemos fazer? Ou seja, qual a natureza do nosso negócio? Construção e gerenciamento de hotéis.

2. Quem deve ser nosso cliente? Ou seja, qual o perfil do nosso cliente? Qualquer tipo de hóspede, pessoas de negócios que costumam ficar em hotéis, por exemplo.

3. Como devemos atender nossos clientes? Ou seja, quais meios devem ser escolhidos? Devemos prestar um excelente atendimento, incentivando nossos funcionários a fazê-lo.

4. O que queremos oferecer de benefícios aos nossos clientes? Segurança, conforto e comodidade.

5. Qual a região que devemos atender? As principais cidades que iremos atrair mais clientes e após quem sabe se expandir para o exterior.

6. Qual a responsabilidade socioambiental que devemos ter?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com