TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Geral: Planejamento E Gestão Estrategica

Dissertações: Relatório Geral: Planejamento E Gestão Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO GERAL: Planejamento e Gestão Estratégica

Com base na leitura dos artigos e em leituras complementares entendemos que Planejamento estratégico é um plano de ação e tomada de decisões que atinge toda a empresa por longos períodos de tempo, traçando metas a serem cumpridas com uma visão mais específica de cada ambiente da organização.Dentro do planejamento estratégico temos:

Planejamento administrativo consiste em decidir antecipadamente o que fazer para atingir o objetivo da empresa.

Planejamento tático determina antecipadamente o que deve ser feito e quais são os objetivos a alcançar.

Planejamento operacional tem caráter imediatista e se preocupa com o que fazer e como fazer, é composto por planos operacionais que funcionam em curto prazo na empresa.

Já aGestão estratégica possui uma visão organizacional mais abrangente, com foco na empresa como um todo. Implementando e gerenciando ações estratégicas para todas as áreas da empresa. Para que a gestão estratégica tenha bons resultados são seguidos alguns passos para sua realização, começando pelo diagnóstico estratégico que vai analisar a situação atual da empresa com objetivo e adequar as estratégias que estão sendo utilizadas na instituição.Feito o diagnóstico, passa-se para a verificação sobre a prontidão estratégica e após isso seleciona-se as prioridades em função da gravidade dos problemas que foram encontrados na organização estabelecendo uma sequencia logica para implementação das ações , resolvendo primeiro os mais importantes.Para que se tenha uma gestão estratégica eficaz, a empresa deve ter visão de futuro, estar sempre buscando saber quais serão as possíveis ameaças, e então desenvolver estratégias para solucionar os futuros problemas.

Existem inúmeras obras sobre o assunto, neste relatório geral destacamos duas. A primeira “A ARTE DA GUERRA”, nela Sun Tzu disse:

A guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós.

Há que valorá-la em termos de cinco fatores fundamentais, e fazer comparações entre diversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra.

O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina.

A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo.

O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações.

O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidades de sobrevivência.

O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina.

Por último, a disciplina há de ser compreendida como a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com