TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de competencia

Por:   •  25/9/2015  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Gestão de Competências

       Aplicar uma teoria na pratica através de programas, depende de como olhamos e o quanto essa teoria tem o domínio das técnicas e se tem materiais necessários para ser implantada.

O apoio da direção foi um fundamento para a implantação da Gestão de Competências. Valorizando o colaborador ele motiva o mesmo a desenvolver suas habilidades, seus potenciais e desempenho. Com este programa as próprias pessoas que colaboraram pode participar do processo seletivo, relacionando quais habilidades ou comportamento deveram implantar na empresa, elaborando um quadro de competências ao qual a empresa poderá selecionar comportamentos ou habilidades inserirem em cada função, com isso os colaboradores poderão se interagir mais na empresa.

Com a escolha da implementação do programa de Gestão por Competências, focara nos colaboradores e mostra que pode ser feito muito mais sem consultorias, basta aplicar e valorizar o conhecimento que a empresa já possui.

1) Gramigna (2007) afirma que valorizar os talentos das pessoas é uma tendência que veio para ficar entre as empresas mais competitivas e que o elemento humano é o maior valor das organizações. De quem é o papel estratégico na empresa quando se investe no Modelo de Gestão por Competências?

  1. Do cliente, pois ele é o beneficiário final.
  2. Da área financeira, uma vez que são eles que têm o balanço e o controle de onde a empresa deve investir ou não, de acordo com seus recursos financeiros.
  3. Da área de RH, pois ela funciona como um consultor interno que deve apoiar e assessorar os líderes responsáveis pela gestão de pessoas. MELHORAR PLT
  4. Da diretoria, afinal, nada é realizado na empresa sem a decisão dos diretores.
  5. Dos softwares usados para o mapeamento e gerenciamento dos talentos. Tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas a grande responsável pelos sucessos da empresa.

Resposta: C: Da área de RH, pois ela funciona como um consultor interno que deve apoiar e assessorar os líderes responsáveis pela gestão de pessoas. MELHORAR PLT

2) De acordo com o conceito de competência que Gramigna (2007) adota no livro, podemos afirmar que:

  1. A competição entre os colaboradores faz com que cada um queira trabalhar melhor para se destacar dos demais. No final, quem ganha é a empresa que não precisa investir tanto no desenvolvimento das pessoas.  
  2. Apenas algumas pessoas são realmente competentes e a empresa, ao optar pelo Modelo de Gestão por Competências, deve inserir no Banco de Talentos apenas as que são.
  3. Competência é o conhecimento que a pessoa acumula ao longo da vida com cursos, diplomas e especializações.
  4. Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que algumas pessoas, equipes ou organizações dominam melhor do que outras, o que as faz se destacar em determinados contextos.
  5. A pessoa é considerada competente quando sabe fazer muito bem alguma coisa e vira especialista nessa atividade.

Resposta: D: Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que algumas pessoas, equipes ou organizações dominam melhor do que outras, o que as faz se destacar em determinados contextos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com