TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos.

Atualmente, muito tem se falado sobre cuidados com o meio ambiente e tratamento de resíduos que podem, a curto e longo prazo, prejudicar o planeta e a vida que nele habita. Para entender facilmente o que os resíduos podem causar, precisa-se entender o que são.

Resíduo é tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das indústrias, comércios e residências. Como resíduos encontramos o lixo, produzido de diversas formas, e todo aquele material que não pode ser jogado ao lixo, por ser altamente tóxico ou prejudicial ao meio ambiente. (LANGANKE)

Os resíduos orgânicos representam um grande problema a sociedade, pois, mesmo em quantidades de baixa concentração, são extremamente tóxicos e prejudiciais. As grandes quantidades de resíduos perigosos já despejados no meio ambiente e as novas substâncias que têm sido lançadas torna difícil uma solução pratica e principalmente com baixo custo.

Métodos para tratamento de resíduos químicos perigosos.

Aterros de Armazenamento

É um processo onde são despejados resíduos no solo. Normalmente, antes de projetar o aterro, são efetuados estudos geológicos e topográficos para selecionar a área onde os resíduos serão alocados e impermeabilização da mesma. Infelizmente existe a possibilidade da infiltração de alguns desses resíduos em aquíferos e corpos de agua causados por falhas nos sistemas de armazenamento. Obviamente essa técnica não funciona quando se usa injeção de poços, o que polui diretamente os aquíferos. Outra técnica utilizada é o armazenamento desses produtos em tambores, porem, alguns desses tambores sofrem um processo de deterioração, ocasionando a liberação de resíduos no meio ambiente.

Lagoas Superficiais

Lagoas superficiais são utilizadas para evitar o contato dos produtos químicos com os lençóis freáticos. O tratamento dessas áreas é feito de ações aeróbicas e anaeróbicas. O processo para tratamento dessas lagoas é simples e de processo natural. O resíduo entra por uma extremidade da lagoa e sai pela outra. No percurso, que poderá demorar vários dias, os produtos sofrem processo de purificação. Após esse processo inicial, os resíduos restantes passam por outros processos com finalidade de eliminação podendo ocorrer através de algas presentes próximas a superfície.

Armazenamento em Formações Geológicas

Nesse tipo de procedimento é utilizado um espaço no subsolo para armazenar temporariamente materiais ou resíduos perigosos.

Injeções em Poços

As injeções em poços são utilizados para resíduos perigosos líquidos onde, é injetado liquido no subterrâneo, em rochas porosas, como o calcário ou arenito. Esses líquidos tendem a ser absorvidos. Esse método possui um grande risco pois, se inserido incorretamente no solo, pode contaminar o abastecimento de agua publico ao atingirem lençóis de agua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com