TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Por:   •  16/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul - UNIDERP

Clóvis dos Santos Junior – RA: 2484660545

Diego Wimmer – RA: 3002356539

Irineu Leandro do Rosário Krause – RA: 0015521548

Maicon Stein – RA: 9322845906

Natanael Cesar Zuchi – RA: 1568231964

Rodrigo Hintz – RA: 2467632517

Gestão Ambiental
Indicadores de Resgate de Carbono

JARAGUÁ DO SUL – SC

INDICADORES DE RESGATE DE CARBONO

INTRODUÇÃO:

Em função da crescente conscientização ambiental de consumidores, empresas e Estados às legislações que visam à proteção ambiental em diferentes escalas e contextos vêm se aperfeiçoando para atender a tal demanda, e, sobre tudo proteger o ambiente.

Acrescenta ainda que diferentes instrumentos e metodologias oriundas da gestão ambiental são incorporados para propiciar tais cenários. Como exemplo temos a (P+L) e (MDL).

[pic 1]

Os indicadores de resgate de carbono como você devem imaginar, estão atrelados aos impactos ambientais. Dessa forma, pode-se dizer que estão ligados à ISO 14000, pois emergem como novas estratégias dentre a gestão ambiental.

OBS*; ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO (International Organization for Standardization).

(P+L) PRODUÇÃO MAIS LIMPA


             
Produção Mais Limpa (P+L) tem a intenção de aplicar planos de ação ambientais preventivos e integrados aos processos, aos produtos e serviços, cuja finalidade é aumentar a eficiência e reduzir os riscos ao meio ambiente e à sociedade.

VANTAGENS:

  • Eliminação de Resíduos;
  • Controle da poluição;
  • Uso racional de energia;
  • Melhorias da Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Redução permanente de Custos Totais (uso eficiente de matérias-primas, água e energia).

OBS*: Segundo Almeida e Giannetti (2006), essas vantagens estão diretamente ligadas à ecoeficiência “é uma filosofia proativa, reconhecida pelos setores industriais e que pode trazer vantagens competitivas”.

METODOLOGIA:

A (P+L), possibilita a aplicação em diferentes níveis de conhecimentos dentro de uma empresa, considerando desde a simples reflexão crítica sobre a forma e a produção, ou até mesmo a sugestão de melhorias no processo e reformulação na linha de produção através de programas, nesse contexto temos Processos, Produtos e Serviços (...)

  • PROCESSOS: Minimização na utilização de recursos naturais e energia, redução da emissão de substâncias tóxicas e da qualidade de resíduos;
  • PRODUTOS: Minimização de impactos negativos relativos ao ciclo de vida de um determinado produto, estabelecendo, para que isso ocorra, métodos que vão desde a extração das matérias-primas até seu destino final;
  • SERVIÇOS: Inclusão dos aspectos ambientais nas ações de planejamento e também na execução de serviços.

[pic 2]

RESUMO:

A (P+L) nas empresas tem como objetivo central evitar o consumo desnecessário, ou seja, o desperdício dentre o processo produtivos.

As empresas quando investem em novas ferramentas sempre observam a relação custo-benefício, pode-se afirmar dessa forma, se a implantação da (P+L) não gera-se economia e lucro não seria viável e vantajoso sua aplicação!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (279.8 Kb)   docx (174.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com