TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.596 Palavras (11 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

JOSIANE ANDRADE LOPES NUNES MARANDREZA GOMES RIBEIRO

A HOLÍSTICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃOZINHO – MT


BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

JOSIANE ANDRADE LOPES NUNES MARANDREZA GOMES RIBEIRO

A HOLÍSTICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃOZINHO – MT

Atividade curricular sobre Desenvolvimento Sustentável apresentado ao curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade do Estado de Mato Grosso, para obtenção de nota na disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade com orientação da professora Cynthia Cândida Correa.


Introdução

De  acordo   com   o   site    http://www.wwf.org.br:   “a  definição   mais   aceita  para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento  que não  esgota os  recursos  para o  futuro”.  Ainda segundo  o  Site, essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O tema sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço na Mídia, tendo o Governo dado sinais claros de valorização a essa modalidade de desenvolvimento, pois a consciência de que os recursos naturais são finitos apresenta-se estampada nos jornais. Em Mato Grosso, as grandes questões ligadas à sustentabilidade estão associadas a problemas com assoreamento, ao desmatamento, e as queimadas. De acordo com o Site http://www.agsolve.com.br, Em Mato Grosso, 76,60% dos gestores colocaram as queimadas como  primeira  colocada  na  lista  das  maiores  preocupações,  e  em  segundo  lugar  o assoreamento com 63,1% ficando em terceiro lugar o desmatamento.

O presente trabalho apresentara uma análise holística sobre a concepção, consciência e atuação de atividades ligadas ao desenvolvimento sustentável no município de Ribeirãozinho

–  MT,  levando-se  em  conta os  aspectos  econômicos,  sociais  e culturais  na formação  de medidas sustentáveis em contraste com a situação vivenciada pelos concidadãos. O município de Ribeirãozinho está localizado na mesorregião Sudeste Mato-grossense micro região de Tesouro,  possui  uma  área  total  de  625,581  Km  quadrados  e  uma  população  de  2.290 habitantes segundo dados do IBGE.    Sua geração de renda esta intimamente associada a produção agropecuária, em especial a criação extensiva de gado de corte e a produção de soja e milho. É banhado pelas águas do Rio Araguaia e ainda por outros dois rios importantes para a comunidade, sendo o rio São João e o rio São Domingos. O primeiro é considerado o único curso de água perene da margem esquerda da MT 100 que corta o Distrito Colônia Couto Magalhães, matando a sede dos rebanhos bovinos das muitas chácaras, sítios, e fazendas até desaguar no Rio Araguaia. O segundo, forma a divisa natural entre os municípios de Ribeirãozinho e Torixoréu, tendo sido explorado durante muitos anos por garimpeiros de diamantes  ao  longo  de  suas  margens  até  seu  completo  esgotamento,  atualmente  fornece energia elétrica por meio da usina hidrelétrica de Barra do Peixe.


Resumo

O município de Ribeirãozinho – MT se junta aos outros 140 municípios Mato- grossenses que enfrentam problemas socioambientais, e que necessitam implantar um planejamento sustentável coerente a sua realidade. Estima-se que essa pode ser a única saída para  a  preservação  dos  recursos  naturais,  sendo  estes  a  maior  herança  para  as  gerações futuras.  A  grande questão  é como  adotar  as  medidas  necessárias  de  forma a  atender  os aspectos econômicos, sociais e ambientais a um baixo custo de implantação, ou a um bom custo beneficio capaz de despertar o interesse dos investidores. Atualmente, Ribeirãozinho enfrenta inúmeros problemas ambientais, tanto na zona rural como na urbana. No campo as maiores dificuldades estão ligadas ao desmatamento, ao assoreamento e as queimadas, já na sede, a grande questão está associada à coleta e ao acondicionamento do lixo domestico. O desenvolvimento sustentável ainda não está implantado, há contudo, estudos e propostas para a longo prazo minimizar os efeitos da atividade humana sobre o meio ambiente. Sabe-se atualmente que, a cultura de preservação e de desenvolvimento sustentável inicia-se nas pré- escolas e que, com medidas de incentivos por parte da Administração, pode-se desenvolver um quadro de sustentabilidade no município em seus diversos setores.


ATIVIDADE

1.  O grupo deve fazer uma análise de um Município de Mato Grosso baseado no conceito de   Desenvolvimento   Sustentável,   considerando   as   três   principais   dimensões: econômico, social e ambiental. Considere a situação atual e apresentar alternativas de melhoria.

R: Escolhemos o Município de Ribeirãozinho – MT levando-se em conta os aspectos econômicos, sociais e culturais na formação de medidas sustentáveis em contraste com a situação vivenciada pelos concidadãos. O município de Ribeirãozinho está localizado na mesorregião Sudeste Mato-grossense micro  região de Tesouro,  possui uma área total  de

625,581 Km quadrados e uma população de 2.290 habitantes segundo dados do IBGE. O desenvolvimento sustentável ainda não está implantado, há contudo, estudos e propostas para a  longo  prazo  minimizar  os  efeitos  da  atividade  humana  sobre  o  meio  ambiente.  As alternativas de melhoria serão apresentadas nas próximas questões.

2.  Cite três impactos ambientais que você considera mais relevantes no município e quais as medidas que devem ser tomadas para minimiza-los ou elimina-los. Quais seriam as eventuais dificuldades para a sua implantação? Que alternativas o grupo sugere para superar estas dificuldades?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com