TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Com Pessoas

Artigos Científicos: Gestão Com Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

4 REFERÊNCIAS: 7

1 INTRODUÇÃO

Será abordado através deste trabalho um estudo da gestão de pessoas do Restaurante Fellini, uma empresa familiar que conquistou prêmios na área de gestão de pessoas e atendimento ao cliente. Analisaremos como essa organização de sucesso, conseguiu alinhar seus colaboradores em torno dos seus ideais e valores, desenvolvidos ao longo do tempo. Serão comentados o tipo de gestão do restaurante Fellini, cultura, suas formas de recrutamento e seleção, manutenção e permanência do quadro de funcionários e como se prepara para o processo de continuidade da excelência frente ao mercado. Para embasamento teórico foram utilizados livros e pesquisas de textos que constam na bibliografia deste trabalho, sendo principalmente baseado nas matérias desenvolvidas durante o semestre: Comportamento, Clima e Cultura, Metodologia Científica, Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Palavras-chave: gestão de pessoas, ideais, valores, cultura, excelência.

2 DESENVOLVIMENTO

O restaurante Fellini é um sobrado situado na zona sul do Rio de Janeiro, que oferece um atendimento diferenciado, com participação direta dos donos nas atividades da empresa.

No início os proprietários passaram por momentos de estresse; devido a falta de experiência em gestão, ocorreram muitos erros, pois não conheciam o negócio, não fizeram mudanças e não conheciam o público atendido. Essa situação de estresse só foi resolvida, quando o dono percebeu a necessidade de reaprender, buscar conhecimento, aprimorar novas técnicas e investir no negócio. Foi necessária uma análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças a fim de aprimorar o projeto, melhora-lo, conhecer os clientes e buscar novos talentos. Foi preciso melhorar a qualidade do atendimento oferecido, aprender a lidar com a concorrência, buscando oferecer um atendimento singular e personalizado, com oferta diferenciada para agradar os diversos tipos de clientes.

A gestão de pessoas dessa organização é um fator muito importante para o sucesso da empresa, pois proporciona aos seus colaboradores crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional onde as pessoas são vistas como talento humano, capital humano e sentem que tem um grande valor para a organização, isto é, sentem que fazem parte. Esse sentimento de ser reconhecido faz com que os colaboradores agreguem a missão, os valores e a cultura da empresa, vestindo a camisa e trabalhando juntos para realizar seus objetivos. O Fellini tem em sua cultura a gestão participativa, onde o dono promove reuniões com os funcionários para discutir o andamento dos negócios, contratações e demissões. Também é feita a distribuição dos ganhos de acordo com o desempenho dos grupos o que torna os funcionários ainda mais motivados a oferecerem um bom atendimento. São feitas pesquisas de satisfação com os clientes, onde as reclamações e sugestões são ouvidas a fim de aplicar melhorias na qualidade do trabalho e corrigir possíveis falhas. O processo da gestão de pessoas do Restaurante é realizado, agregando e promovendo a contratação de pessoas, aplicando, definindo atividades, orientando, recompensando, desenvolvendo, mantendo e monitorando as pessoas.

Já na área de RH do restaurante são evidenciados nesse caso a manutenção e o desenvolvimento, pois o restaurante oferece várias formas de motivação para reter o funcionário, além de oferecer um plano de carreira interessante e muito claro. O Restaurante Fellini é sem dúvida uma empresa que acredita que investir nos funcionários é a melhor forma de se criar um ambiente produtivo dentro das organizações. Ao cuidar da qualidade de vida dos funcionários, aumenta-se a motivação, comprometimento e produtividade. Acredito que por isso o Fellini consiga manter funcionários tão antigos e fiéis a casa.

A liderança é democrática, estimulando o comprometimento e a responsabilidade dos colaboradores, incentivando a criatividade e desenvolvendo o potencial de cada indivíduo e da equipe, Esse estilo de liderança facilitou o trabalho dos gestores, pois dá ao colaborador mais autonomia e responsabilidade, fazendo com que atue com maior comprometimento.

A cultura da organização é uma cultura baseada no bem estar dos funcionários e clientes e a partir daí se constrói o valor, buscando os resultados. Os gestores defendem uma cultura humanista com uma hierarquia mais flexível, onde o sucesso é produto dos valores, dos ideais e do comprometimento que se conseguiu criar em torno desses valores. O Restaurante Fellini demonstra preocupação com a qualidade de vida, promovendo o bem estar físico e emocional dos seus colaboradores, oferecendo uma alimentação saudável com acompanhamento nutricional, aplicação anual de vacinas, fornecimento de remédios, plano de saúde, incentivo a prática de esportes, incentivo cultural, inclusão digital, dentre outras atividades. Essas ações contribuem para o sucesso da organização na medida em que proporcionam um ganho para os funcionários, menos estresse, melhoria nos relacionamentos e na estabilidade emocional. O clima organizacional fica mais agradável e os colaboradores se sentem compreendidos e respeitados em suas necessidades. A cultura e o clima organizacional da empresa fazem parte da história e desenvolvimento da organização. Sendo citado em seus valores: “acreditar na conduta empresarial baseada em padrões éticos de integridade e transparência”. Esses valores definem o sucesso da empresa, ou seja, são padrões a serem alcançados e dizem ao mundo o que a empresa prioriza. Também faz parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com