TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Educação Escolar

Trabalho Universitário: Gestão Da Educação Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO VÍDEO-AULA

GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Segundo o professor Luis Fernando Dourado a cultura da participação na gestão escolar precisa ser construída permanentemente fundada nos princípios de democratização de modo concretizar o cumprimento da função social da escola quanto à formação dos estudantes e também dos profissionais que nela atuam por meio da formação continuada. Evidencia-se, portanto a necessária compreensão de que a socialização do conhecimento é a base para democratização na gestão escolar na desrespeita a tomada de decisões e a construção da autonomia da unidade escolar. Pensar em conceito de gestão escolar implica em atender na especificidade da instituição escolar e sua função social, é preciso ter claro que as finalidades da educação escolar são antagônicas as finalidades da organização empresarial. A gestão escolar deve está voltada para a transformação social contrapondo-se a centralização do poder e primando pela participação efetivo dos segmentos escolares nas tomadas de decisões tendo em vista o projeto Político Pedagógico da escola construído coletivamente.

A lei Diretrizes de Bases 9394/96 se enquadra numa sucessão de política estadual e municipal de inspiração neoliberal que enfatiza o trinômio de produtividade, eficiência e qualidade total, aspectos que são relativos a uma visão empresarial a qual deve ser verentemente combatido no âmbito escolar por meio da participação coletiva, nas decisões sobre as organizações da escola e do trabalho que nela se realiza. Para isso os conteúdos são organizados para refletir as possibilidades de nos posicionarmos política e pedagogicamente de modo a compreender a educação como pratica social, como um ato que requer um posicionamento ético- político.

A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica em uma instrumentalização a participação efetiva nas tomadas das decisões por meio de construção coletiva de um projeto social. É importante compreender que este processo não pode se instituir por Portaria, Decreto, ou Resolução, deve

ser fruto de uma concepção de gestão que expressa uma visão de mundo, de sociedade, ou seja, que desvele o método sobre qual se funda a concepção de gestão escolar efetivamente democrática. É na construção do projeto Político Pedagógico e dos demais documentos escolar tais como: Regimento escolar, plano de ação escolar, Plano de ação da equipe dos funcionários, entre outros que podem compreender a cultura na escola e os processos educativos que se desenvolve nesse espaço.

Esses processos culturais da escola envolvem toda comunidade local e escolar, seus valores, atitudes, princípios, história, comportamento e cultura e nesse sentido da gestão democrática contribui para democratizar as instituições e as praticas sociais. Por isso dedica-se parte dos estudos a fundamentação sobre a concepção dos Projetos políticos Pedagógicos e suas finalidades enquanto instrumentos norteadores para organização dos trabalhos e das atividades da escola. A autonomia escolar significa a possibilidade de conhecer coletiva do Projeto Político Pedagógico de acordo com a realidade da escola e este documento expressa o projeto de educação construída pela comunidade em consonância com as normas estabelecidas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com