TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 13

A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a suaeficiência, tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relaçãoaos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços,saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribuí-la.Há alguns desafios a vencer na Gestão do Conhecimento: influenciar o comportamentodo trabalhador, considerado o maior deles; fazer com que as lideranças da organizaçãocomprem a idéia; e, por fim, determinar como classificar o conhecimento.A Gestão do Conhecimento não é uma disciplina pronta e acabada, de forma que nãoexiste receita única para aplicação em organizações diferentes. Ainda que seja sempre possíveltirar bom proveito da experiência alheia, cada organização deve criar seu modelo “sob medida”, pois cada contexto tem suas peculiaridades e, portanto, exige intervenção tópica. Por haver umaforte dependência dos valores, costumes e, em geral, dos sistemas associativos e ideológicos dogrupo social, ao mesmo tempo em que trabalhamos na sua implantação, aprendemos comorealizá-la e como corrigir os desvios percebidos.

CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Segundo o autor Terra, Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentais gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, discernimento, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externo. É importante destacar que Gestão do Conhecimento em seu conceito mais sofisticado não se implanta, se pratica.

1

De acordo com Angeloni, o tema cultura organizacional é uma questão recorrente no estudo do ambiente organizacional. Por tratar do comportamento humano nas organizações, acaba servindo como um fundamento explicativo das ações coletivas ou mesmo individual. A gestão do conhecimento despontou recentemente como uma nova sistemática de trabalho no ambiente organizacional. A importância atribuída à gestão do conhecimento é tanta que, até 1998, 28% das empresas norte-americanas já a haviam adotado, aumentando para 96%em quatro anos. O conceito de gerenciamento do conhecimento foi discutido por 73% dos gerentes eexecutivos pesquisados pela revista Information Strategy Online e por responsáveis pelaimplantação da gestão do conhecimento em empresas européias como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização. Ou seja, trata-se fundamentalmente de uma forma de alavancar a eficácia organizacional que se utiliza de elementos presentes no comportamento individual/grupal, nas tecnologias de informação e nos elementos estruturais da organização.

2

COMPARANDO AS DEFINIÇÕES:

1

TERRA, José Cláudio Cyrineu.

Gestão do Conhecimento

– O grande desafio empresarial. Rio de janeiro, Elsevier, 2005.

2

ANGELONI, Maria Terezinha.

Organizações do Conhecimento

Infra-estrutura, Pessoas e Tecnologia. – 2 ed. – São Paulo: Saraiva, 2008.

Tanto Terra como Angeloni, os dois autores pesquisados, enfatizam a importância daGestão do Conhecimento nas organizações. Cyrineu Terra destaca a Gestão do Conhecimentocomo importante ferramenta para o crescimento das organizações e Maria Terezinha Angelonienfatiza a questão do envolvimento do comportamento humano dentro das organizações.A Gestão do Conhecimento pode e deve ser aplicada nas empresas, abaixo citamosalguns exemplos de empresas de grande porte que já se utilizam desta importante ferramenta:

A Petrobrás ( Petróleo Brasileiro) investe em diversas técnicas de conhecimento, comometodologia de lições alinhada à aprendizagem organizacional, na área de Engenharia, já a Diretoria de Exploração e produção investe em metodologias de lições aprendidas e possui diversas Comunidades Praticas, dentre elas a de Gerenciamento de Projetos,implantada a alguns meses.

A Vale através do programa VALER, sua universidade corporativa, investe pesado para ter uma rede de excelência em educação, transformando conhecimento em resultados de negócio. Um dos seus princípios é a gestão e o compartilhamento do conhecimento.

O Projeto Memória da Produção da TV Globo permite maior agilidade e eficiência às futuras produções, não havendo necessidade de iniciar uma produção a partir do zero. Figurinistas, cenógrafos e produtores de arte podem utilizar como referência estudos e pesquisas realizadas anteriormente por outras produções. O Projeto Memória daProdução contribui também para a preservação do conhecimento acumulado ao longo dos 40 anos de experiência da TV Globo em produção de programas de entretenimento.RESPONDER ÀS QUESTÕES A SEGUIR:a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa

Segundo as idéias de NONAKA & TAKEUCHI, o conhecimento organizacional é acapacidade que uma empresa tem de agir no mercado, disponibilizando produtos, serviços ousistemas, a partir dos conhecimentos e relacionamentos dos seus empregados. Para atingir esteobjetivo o conhecimento deve ser disseminado entre seus empregados. A criação desseconhecimento é um processo que envolve tanto o conhecimento explícito (aquele transferido emlinguagem formal e sistemática) quanto o tácito (que é pessoal, difícil de ser formulado ecomunicado), uma interação que ocorre repetidamente. O compromisso de cada indivíduo, suaidentificação com o grupo e o entendimento da missão de sua empresa tornam-se indispensáveis para a criação do conhecimento.A externalização é a chave para a criação do conhecimento nas empresas, verifica-seque a existência de um ambiente propício para criar situações em que cada membro equipe detrabalho possa colocar para ‘fora’ sua intuição, palpite ou sugestão e ainda, fazê-la utilizandocriativamente metáforas e símbolos, é uma condição para facilitar a externalização doconhecimento.Ressalta-se que, é importante uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com