TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conhecimento

Projeto de pesquisa: Gestão De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão do Conhecimento

Trabalho solicitado para complementação da nota AV2 na cadeira Tópicos Especiais em Administração para o segundo semestre de 2013

INTRODUÇÃO

O termo gestão do conhecimento vem do inglês Knowledge Management (KM) e devido a sua crescente importância a cada dia que passa temos mais trabalhos de investigação e maiores investimentos por parte das organizações na área, que tem atuação transversal entre as diversas disciplinas relacionadas, sobretudo a gestão estratégica, teoria das organizações, sistema de informação e gestão da tecnologia, além das áreas mais tradicionais, como economia, sociologia, marketing entre outras. Através da gestão do conhecimento é possível diminuir gastos em produtos e investir em capital intelectual.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Atualmente o capital intelectual é reconhecido como um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma organização, e é através da gestão do conhecimento que podemos investir mais nesse capital, fazendo com que os colaboradores de sintam mais valorizados, permitindo que o trabalho flua com mais eficiência, qualidade e dedicação.

A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégicoque está inserido nas organizações e no cotidiano das pessoas, e como estamos vivendo a era do conhecimento, toda experiência e informação gerada pelo ser humano em sociedade se transforma em conhecimento, que acaba presente nas bancas acadêmicas, nos livros e nas enciclopédias virtuais. Podemos resumir gestão do conhecimento como um estímulo à troca, ao uso e à criação de conhecimento em toda a empresa.

Existem dois tipos de conhecimento, o explícito e o tácito, sendo o primeiro mais fácil de ser colocado em palavras, registrado e documentado, facilmente adquirido por meio de leitura de manuais, livros e artigos. Quando falamos das funcionalidades de um sistema, ou das etapas de um processo produtivo tratamos do conhecimento explícito. O conhecimento tácito é adquirido apenas com a prática, só conseguimos mostrar ao usar.

A Importância da Gestão do Conhecimento

É cada vez maior a importância dada às pessoas em detrimento aos bens tangíveis, e isso acontece porque são elas que possuem os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados, diagnosticar problemas e otimizar processos internos.

Para as organizações, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, contribuindo para a geração de valor, otimização das operações e melhora do atendimento ao cliente final. Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores com a finalidade de gerar resultados sempre superiores aos do passado.

Características

A gestão do conhecimento visa favorecer a organização por meio do seupróprio conhecimento e do colhido no ambiente externo, através de experiências de concorrentes, influencias culturais, inovações tecnológicas, entre outros, se preocupando com as condições organizacionais, localização, geração e partilha do conhecimento, ferramentas a serem utilizadas na comunicação e organização de determinado conteúdo.

A principal preocupação dos investigadores na área de gestão do conhecimento está na busca da melhoria do desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, além de ferramentas e tecnologias de informação e comunicação, o que quer dizer que atualmente acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho de uma organização.

Vantagens

Boas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com