TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conhecimento

Monografias: Gestão De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

O que é avaliação de desempenho?

Avaliar é apreciar, estimar, fazer idéia de, ajuizar, criticar ou julgar.

Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização.

Portanto, para extrair o máximo de benefícios de um programa de avaliação de desempenho, o gerente deve planejar caminhos individuais de avaliação como:

Auto-avaliação:Pergunte aos indivíduos para avaliar sua própria satisfação com o trabalho e seu próprio desempenho.

Avaliação de competências do funcionário e da equipe:Pergunte aos indivíduos para avaliar sua própria satisfação com o trabalho e seu próprio desempenho.

Eficácia do gerente:Em todos os departamentos,o que os funcionários pensam sobre seus gerentes? Descubra se os supervisores e os gerentes comunicam bem suas expectativas para suas equipes.

Treinamento e desenvolvimento de carreira:O que os funcionários pensam sobre os programas de treinamento e desenvolvimento profissional da empresa? Os funcionários sentem que o local de trabalho apoia seus objetivos de carreira e suas ambições?

Prontidão de promoção:Seu funcionário está pronto para assumir uma posição de maior responsabilidade? Os demais - superiores, subordinados e pares - gostam do trabalho, do senso de liderança e das habilidades de colaboração dessa pessoa? .

O sistema adequado de avaliação de desempenho busca equilibrar resultados com os comportamentos praticados para a sua obtenção. Se o sistema minimiza a importância dos resultados, o avaliador deve ajudar o avaliado a fixá-los, corrigindo o desequilíbrio entre ambos. Se o sistema minimiza a importância dos resultados, o avaliador deve ajudar o avaliado a fixá-los, corrigindo o desequilíbrio entre ambos. Se o sistema for concebido de molde a enfatizar privilegiadamente os resultados, o avaliador deve corrigir essa outra forma de distorção, atribuindo a devida importância tanto aos meios quanto aos fins. Em qualquer situação, o avaliador deve propiciar feedback instantâneo e permanente apoio educacional ao avaliado durante todos os dias do ano, subsidiariamente às entrevistas formais que, periodicamente, manterá para proceder às fases do programa – comunicação ao subordinado, preparação para as entrevistas, avaliação do desempenho satisfatório ou do insatisfatório, estabelecimento de metas e padrões de desempenho, e acompanhamento dos resultados.

A avaliação de desempenho presta-se ao exercício de diferentes funções administrativas, motivacionais e de comunicação, como citados a seguir:

Identificação de pontos fortes e fracos dos colaboradores e, conseqüentemente, da organização;

Identificação de diferenças individuais;

Estímulo à comunicação interpessoal;

Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado;

Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido;

Estímulo ao desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com