TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Dissertações: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional S.A.

ATPS DE GESTÃO ESTRATÉGICA

Belo Horizonte

2013

ETAPA 1

Fundamentos, termo e conceitos associados. Estratégia e Desempenho.

Conceito de Estratégia

A palavra estratégia vem do grego e significa literalmente a arte da liderança .

Quando competimos, em geral sentimos como se estivéssemos nos preparando para a batalha, combatendo com os adversários pelo coração e pela mente dos clientes.

As definições modernas da palavra são ainda menos precisas, por isso propomos nossa definição padrão de estratégia no cenário empresarial. Uma estratégia atua da seguinte forma:

* Descreve como concretizar as metas e os objetivos definidos para a empresa.

* Levam em consideração os valores pessoais e sociais que cercam a empresa.

* Orienta na alocação e no emprego dos recursos humanos e financeiros.

* Cria uma vantagem de mercado sustentável, apesar da concorrência intensa e obstinada.

Como afirma Hambrick (1983), a estratégia é um conceito multidimensional e situacional e isso dificulta uma definição de consenso.

Segundo Chandler (1962) Estratégia é a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e adoção das ações adequadas e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos.

Segundo Porter (1980), Estratégia competitiva são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento.

Ansoff (1965), Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema.

Conceito de Tática

“Método ou habilidade para sair-se bem em empreendimentos, disputas, situações de vida, relativo a arranjo, organização, alinhamento, manobra hábil”. (Houaiss)

Táticas são as ações ou atividades específicas, programas e projetos que você usará para cumprir a implementação de uma estratégia de sucesso. Um plano de ação tem três elementos principais: (1) As tarefas específicas: o que será feito e por quem. (2) Cronograma: quando é que essas tarefas serão realizadas. (3) A alocação de recursos: quais os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades. Se você tiver mais de uma estratégia que você vai ter táticas diferentes para cada um.

O planejamento tático é desenvolvido pelos departamentos que estão subordinados a diretoria geral da empresa. A quantidade de departamentos vai depender da estrutura de cada empresa, mas os mais comuns são: financeiro, recursos humanos e marketing. Estes departamentos deverão desenvolver o seu próprio planejamento, focado para seu departamento, mas sem fugir do planejamento estratégico. O planejamento tático independente do departamento deve sempre pensar, no que deve ser feito.

Estratégia X Tática

(Mintzberg 1998 – pág 24) que afirmava que “Todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas’’.

* Tática: fazer as coisas de uma forma melhor que a concorrência.

* Estratégia: fazer as coisas de uma maneira diferente.

As ações operacionais (curto prazo), as ações táticas (médio prazo) e as ações estratégicas (longo prazo) orientadas, seqüenciadas, articuladas e formalizadas compõem o conjunto de medidas que estruturam o planejamento estratégico.

Segundo ABRAHAM SHAPIRO (2009). Enquanto a estratégia determina de modo amplo “o que” deve ser realizado para se atingir um objetivo, a tática se ocupa de forma mais pontual e restrita “como” a meta será perseguida.

De fato, tática e estratégia são conceitos complementares. A estratégia envolve o quadro como um todo, a planta total. As táticas são ações específicas criadas e selecionadas para se atingir a meta. Portanto, as táticas devem ser objetivas e mensuráveis.

O mais importante é lembrar que uma estratégia correta faz todo o trabalho da tática funcionar melhor e exerce menos pressão sobre sua execução. Porém, ambas – estratégia e tática – merecem e carecem de análises precisas e minuciosas para que a meta seja alcançada. Não é de qualquer jeito e nem de um momento para o outro. Exigem atenção e cuidado.

Desempenho

Para se controlar o desempenho deve-se, pelo menos, conhecer algo a respeito dele e do seu passado, Isto pode parecer coisa simples, porém, se a base da mediação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com