TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Trabalho Universitário: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  4.273 Palavras (18 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Elaboração de Proposta de Modelo de Avaliação por Competências

Disciplina: Gestão de Desempenho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a distância: Profa. Mônica Moraes

Ana Cristina Barbosa Veríssimo – RA 4542872229

Brunna Tomaz Garcia – RA 1299873275

Carla Tavares Vaz – RA 5312961980

Danyele Pereira dos Santos – RA 4300076701

Kamila Ferreira B. de Medeiros – RA 3887741207

BRASÍLIA-DF

2013

INTRODUÇÃO

A principio precisamos compreender o que é avaliação de desempenho. Segundo Chiavenato, "a Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento". Ou seja, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização.

Hoje em dia é fácil percebemos a importância que a avaliação de desempenho tem para os funcionários e o quanto será necessário nas empresas. Nas duas situações esse recurso possui vital significância, pois a empresa passará a conhecer seu pessoal, e podendo extrair dele um melhor e maior rendimento; e o empregado, conhecendo as suas qualidades e pontos fracos, ficará mais seguro quanto ás suas chances de carreira na empresa.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante as organizações, pois através dela, o funcionário tem a oportunidade de ver a forma pela qual é visto pelo o seu superior, e como ele está sendo analisado. Conseqüentemente, para a empresa também é importante, pois possibilita ajustar determinadas falhas e promovendo o aproveitamento desse capital humano avaliado, tendo em vista que o superior pode ter em mãos um talento que precisa apenas de uma oportunidade.

O objetivo principal da avaliação de desempenho é conhecer o "homem" que está dentro da organização, através da maior ou menor eficiência no trabalho. Toda empresa que efetuar este procedimento deve ter consciência de que esse treinamento não se findará antes de dois ou três anos. A cada nova avaliação o supervisor irá descobrindo novos elementos e aperfeiçoando-se na tarefa de usar critérios justos e eficientes.

MERCADO SOLAR

O Mercado Solar foi inaugurado 1993 com o nome de Supermercado Solar, com uma filosofia própria: "servir bem, oferecer qualidade e atendimento cordial. Gerar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e contribuição positiva á sociedade."

O Mercado valorizou a relação estreita e direta com seus clientes e vizinho, pois recuperou a praças da redondeza do mercado, grafitou muros plantou varias arvores, se preocupa com o meio ambiente e com as crianças carentes que habitam no bairro. É uma loja do bairro e das pessoas. Embora seja um comércio de pequeno porte, conhece pessoalmente e conhecido pelos clientes. Percebeu O aumento das vendas do mercado e sentiu a necessidade de oferecer mais conforto. Ampliou o espaço interno, aumentou a segurança do estacionamento, enfim, investiu no bem-estar, na evolução sem por de lado a tradição.

. A localização do Mercado fica na Cidade de Taguatinga Norte DF QNG 22 s/n c 39.

Sobre a Empresa:

. Missão: é oferecer aos clientes produtos e serviços de alta qualidade, variedade, atendimento diferenciado, excelência em alimentação, higiene e limpeza, proporcionando bem estar e um ambiente agradável, fazendo o melhor para família.

. Visão: objetivo é ser a referencia ao bairro, um comércio varejista e na prestação de serviços com uma loja de ambiente agradável, priorizando sempre a qualidade, organização, variedade e excelência no atendimento.

. Valores: Honestidade, solidariedade, respeito ao ser humano, responsabilidade social, confiança, flexibilidade, integridade, progresso, higiene, organização e doação as famílias carente.

. Seu publico alvo: são as pessoa do bairro, de baixa e alta renda.

. No Mercado Solar trabalham mais ou menos 30 pessoas.

. A divisão hierárquica é formada por gerente (o dono), subgerente ( sua filha), o chefe do RH(seu filho), um assistente administrativo o restante são funcionários comuns com caixa, verdureiro, açougueiros, padeiro, serviços gerais entre outros.

A gestão de recursos Humanos da empresa tem a função de: avaliar o recrutamento, formação profissional e desempenho da pessoa, remuneração, incentivos, higiene, segurança do trabalho e integração dos recursos humanos.

GESTÃO DE DESEMPENHO

Gestão de desempenho tem sido uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional. Ela permite que colaboradores, gestores e a área de Recursos Humanos, construam ciclos virtuosos de comprometimento, na medida em que articulam os interesses da empresa, da área e do indivíduo. No mundo empresarial, identificar o profissional de desempenho superior, aquele que traz resultados significativos para a empresa e que não deveria ser “perdido” para o mercado é ainda um desafio para os gestores, para a área de Recursos Humanos e para o próprio profissional que, na maioria das vezes, não sabe se seu desempenho está de acordo com as expectativas, qual é o seu valor para a empresa e onde poderá chegar caso permaneça nesta empresa ou vá para outra qualquer. Uma das práticas mais úteis para ajudar a encarar este desafio tem sido o processo de gestão do desempenho. Trata-se de um processo mais recente, no âmbito da gestão de pessoas, que vem evoluindo muito nas organizações, passando de um mero processo de avaliação para um processo de gestão da aprendizagem, do autodesenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com