TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Artigo: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  6.785 Palavras (28 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 28

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

4º SEMESTRE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE

GESTÃO DE DESEMPENHO

PROFESSORA TUTORA

Brasília/DF

2013

INTRODUÇÃO

O objetivo principal da avaliação de desempenho é conhecer o "homem" que está dentro da organização, através da maior ou menor eficiência no trabalho. Toda empresa que efetuar este procedimento deve ter consciência de que a cada nova avaliação o supervisor irá descobrindo novos elementos e aperfeiçoando-se na tarefa de usar critérios justos e eficientes.

A avalição de desempenho é importante tanto para a empresa quanto para o colaborador, pois a empresa passará a conhecer cada um extraindo o melhor rendimento e por outro lado o empregado que conhecerá seus pontos fortes e fraco ficando mais seguro quanto às chances de carreira na empresa. Avaliar o desempenho é apreciar a partir do trabalho feito, segundo as aptidões e outras qualidades necessárias à boa execução de seu trabalho.

A gestão de desempenho fornece informações importantes para vários processos de gestão de pessoas. Avaliar o desempenho é saber o quanto um colaborador dá de si ao executar seu trabalho da melhor forma possível. Atualmente as empresas estão focando não a avaliação em si mesma, mas em todo o processo de gerir o desempenho individual, da equipe e da empresa. Dessa forma, a avaliação de desempenho passa a ser uma etapa que integra um todo maior, a gestão estratégica das pessoas que atuam na organização.

O tema escolhido mostra como a Empresa Brasil Motors deve conduzir o comportamento com seus colaboradores, visando um retorno melhor e um bom relacionamento entre a empresa e os colaboradores. Foi possível perceber a importância da implantação de um programa de gestão de desempenho na empresa Brasil Motors para a evolução dos colaboradores, gestores para com isso alcançar os objetivos finais da empresa podendo fornecer ao cliente um produto de qualidade. Para que o processo seja satisfatório é necessário que toda a empresa se dedique e para que isso ocorra, a forma mais prática é mostrar os ganhos por meio de resultados.

PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

A Gestão por Competência e a Avaliação do Desempenho estão diretamente ligadas, são essenciais para as empresas que buscam uma gestão eficaz e colaboradores capacitados.

Muitas vezes a empresa possui uma excelente equipe, mas acaba não alcançando suas metas, ou ficam abaixo do rendimento esperado. Isto pode acontecer, quando não há um programa de treinamento e avaliação, com isso, não se percebe as dificuldades dos colaboradores. Quando a gestão da empresa não foca na sua equipe, não há um aproveitamento eficiente do colaborador e nem a descoberta de novos talentos.

No processo de Avaliação do Desempenho, a empresa consegue detectar se o seu colaborador atende a todas as suas necessidades, se está sendo aproveitado de maneira coerente dentro da organização. É também uma maneira de apontar profissionais que se destacam na equipe, ou seja, os talentos da empresa tendo a possibilidade de remanejar seu quadro de funcionários, gerando promoções, bonificações, reajustes salariais e até demissões.

A Gestão por Competência também é bastante favorável para a empresa e também para o profissional. Em um processo seletivo, por exemplo, o recrutador irá avaliar se as competências do candidato estão de acordo com a vaga em questão, se irão suprir as necessidades da empresa, se suas competências, pessoais e técnicas se encaixam no perfil da vaga. Podem ocorrer situações, em que o candidato não se encaixa no perfil da vaga que se candidatou, mas em outra que também está disponível e mais adequada às suas competências.

Desta forma o processo seletivo torna-se mais proveitoso e com muito mais chances de acertos por parte da empresa na hora da contratação. É possível também detectar os problemas da empresa, onde é preciso haver mudanças, realizar treinamentos específicos por setor, para que toda a equipe caminhe para o sucesso da organização.

A Gestão por Competência, nada mais é do que o ato de observar, desenvolver e nomear as pessoas capacitadas para determinado cargo. As competências podem ser analisadas através do CHA, no qual o C corresponde ao conhecimento, é o saber; o H são as habilidades, é o saber fazer; o A corresponde às atitudes é o querer fazer.

Gestão de desempenho tem sido uma ferramenta muito usada por tratar de planejamento, coordenação e controle de atividades dentro dos setores, dando suporte aos gestores no gerenciamento dos colaboradores buscando a eficácia dos trabalhos realizados.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

 Nome da empresa: Brasil Motors

 Composição do capital é de Média – Empresa

 Fundada em: 19/09/2000.

 Ramo de atuação: Comércio de Peças, venda de veículos e oficina de manutenção.

 Atividade principal: Comércio de venda de micro-ônibus, manutenção e venda de peças.

 Número de colaboradores no momento: 100

 Horários de trabalho: 7h às 19hs de segunda a sábado.

ORGANOGRAMA

Histórico da empresa

A empresa Motors Brasil está cadastrada na Receita Federal do Brasil desde 06/10/2000 como sociedade empresarial limitada, com dois sócios e também é registrada na Secretaria da Fazenda e Planejamento do Distrito Federal no dia 19/09/2000. Começou com um capital de R$ 100.000,00, com um pequeno estabelecimento de serviço de manutenção e reparação mecânica de veículos, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com