TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desempenho

Seminário: Gestão De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Seminário  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

*Publico alvo : a exata identificação e analise do publico que será abrangido pelo programa garantirão uma boa parte do sucesso do treinamento . As características e conteúdos dos treinamentos deverão ser adequados conforme o publico, evitando dificuldades de entendimento ou aplicação posterior do conhecimento. Por exemplo , um treinamento para o publico técnico terá conteúdo e formato diferente de um treinamento para gestores.

*Objetivos : Busca-se, aqui, definir o formato de mensuração dos resultados que serão obtidos com a aplicação do conteúdo do treinamento. Deve-se evitar metas subjetivas, de dificuldade mensuração, e sim, focar nas características que permitem a demonstração de resultados com dados : *Definição dos temas : Após a definição dos objetivos , é possível definir quais temas serão abordados no programa para que o objetivo seja atendido.

*Metodologia : É a definição do formato que será utilizado para a transmissão do conteúdo. Os métodos mais utilizados são : treinamento em sala de aula, treinamento á distancia (e-learning) , internet, no posto de trabalho(On the JOb Training- OJT).

* Processos e técnicas : De acordo com o nível do treinamento, a duração do curso, os recursos humanos e materiais disponíveis, além das condições físicas devem ser definidas as técnicas que serão aplicadas, criativamente adaptadas para a realidade local. As técnicas mais utilizadas são : conferencias palestras, estudos de caso, dramatizações, dinâmica de grupo e jogos empresariais.

* Recursos : O instrutor pode contar com recursos didáticos que servem para ilustrar uma demonstração , incentivar o grupo para uma reflexão ou facilitar a memorização dos temas apresentados. Os recursos mais conhecidos são : TV , DVD, aparelho de som, retroprojetor , transparência, cartazes , apostilas, lousa, flip-chart, computar, etc. *Plano de aula : O objetivo é estruturar a aula para o instrutor , garantindo que nenhum item a ser abordado será esquecido. Além disso, organizar o tempo a ser despendido com cada

7

item e otimiza a utilização dos recursos.

*Tempo e custo : O tempo deve ser determinado a partir das necessidades e características do cliente e do publico- alvo, assim como a importância do tema a ser abordado. O custo deve ser comparado com os benefícios que o treinamento ira proporcionar ao cliente. Pode-se identificar como custos os seguintes pontos: salários dos instrutores ou consultores externos., despesa com local, refeições , passagens, estadias, materiais , entre outros.

5. EXECUÇÃO DO TREINAMENTO

Concluída a fase de planejamento do treinamento, cabe ao profissional de Treinamento e Desenvolvimento garantir que todas as etapas e itens planejados sejam rigorosamente cumpridos. Esta fase contempla a convocação dos treinados e a execução do treinamento propriamente dita.

A convocação dos treinados deve ser realizada por um convite com um formato criativo. Estimule a participação de todos com uma descrição dos benefícios que os treinados terão com o treinamento.

Lembre-se que o profissional de RH pode ou não ser o instrutor do treinamento.

Se ele for o instrutor, deverá focar no dia da aplicação , a sua oratória e interação com o grupo. Afinal , toda a organização do treinamento já deverá estar pronta.

Se ele não for o instrutor, devera ser o suporte do instrutor, ou seja, das todo o apoio necessário, para que o mesmo se preocupe apenas com a oratória.

8

5. 1. O Treinamento

O treinamento deve ser desenvolvido respeitando-se algumas regras básicas :

• O conteúdo deve ter uma sequencia lógica : introdução (apresentação do instrutor e descrição dos objetivos que serão atingidos com a explanação do conteúdo – essa etapa deve conquistar a atenção do publico) , o desenvolvimento do assunto (transmissão do conhecimento planejado com o que como e para que ) e conclusão (fechamento dos temas abordados, incentivando a reflexão e ação);

• O instrutor deve se preparar com antecedência, dominando os detalhes de todos os temas e não deixando de fazer um ensaio cronometrado;

• A apresentação deve ser dinâmica e didática, com poucos slides. A própria apresentação deve servir de roteiro, com poucas frases, gráficos e desenhos.

5.2 . O Instrutor

A aparência e postura do instrutor são essenciais para o sucesso do treinamento. A imagem transmitida pelo instrutor pode influenciar positivamente ou negativamente no grau de confiança dos treinados no conteúdo apresentado.

1.8 O suporte na organização do evento

Se não for o próprio instrutor , o profissional de treinamento e desenvolvimento deverá dar suporte ao instrutor, garantindo:

• Organização da sala;

9

• Equipamentos e recursos funcionando adequadamente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com