TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  6.865 Visualizações

Página 1 de 4

Recrutamento

1. Quais as características do mercado de RH em situação de oferta e quais as consequências para os candidatos e para as empresas?

R: O que caracteriza o MRH em situação de oferta é excessiva quantidade de cândidos no mercado de trabalho essa situação é bem confortável para as empresas, pois tem mão de obra especializada de sobra no mercado o absenteísmo dos colaboradores diminui e aumenta o comprometimento. Porem é uma situação bastante prejudicial para o candidato, pois com o excesso de mão de obra disponível aumenta a competição pelas vagas disponíveis, diminui os salários e aumenta a dificuldade de conseguir emprego.

2. O que é rotatividade de pessoal e como pode ser calculada?

R: A rotatividade de pessoal é a relação entre as admissões e os desligamentos de profissionais ocorridos de forma voluntária ou involuntária, em um determinado período. Essa rotatividade pode ser calculada de seguinte forma:

Onde:

A = admissões de pessoal dentro do período considerado (entradas);

D = desligamentos de pessoal (tanto por iniciativa da empresa como por iniciativa dos empregados) dentro do período considerado (saídas);

EM = efetivo médio da instituição dentro do período considerado. Pode ser calculado pela soma dos funcionários existentes no início e no final do período, dividido por dois.

3. Quais as possíveis causas internas ou externas da rotatividade de pessoal?

R: Dentre os fenômenos externos pode-se citar a situação de oferta e procura de RH, conjuntura econômica, oportunidades de empregos entre outros. Já os fenômenos internos têm-se a política salarial da organização, política de benefícios, tipo de supervisão, oportunidade de crescimento profissional, relacionamento, condições físicas e ambientais de trabalho, cultura, política disciplinar, grau de flexibilidade das políticas da organização, etc.

4. Monte um plano ou formulário de entrevista de desligamento para detectar e tabular as causas dos desligamentos.

5. Conceitue os custos secundários da rotatividade de pessoal.

Os custos secundários são intangíveis e por isso difícil de mensurar, são as custos indiretos do desligamento de um colaborador, nestes custos estão as despesas relativas a lentidão no desenvolvimento das atividades, custos de pessoal extra, ou hora extra ou dificuldade iniciais do novo funcionário e processo de integração do novo empregado.

6. Defina o conceito e a equação para calcular o absenteísmo.

O Absenteísmo refere-se a atrasos, faltas e saídas antecipadas no trabalho, de maneira justificada ou não justificada.

A equação para calcular o absenteísmo é a seguinte:

Índice de absenteísmo

Nº de Pessoas/ dias de trabalho perdidos por ausência no mês

Nº médio de empregados x Nº de dias de trabalho no mês

7. O que é recrutamento de pessoal e o que são fontes de recrutamento?

R: Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos para a organização. As fontes de recrutamento podem ser internos ou externos exemplos: recomendação ou indicação de empregados; ex empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades entre outras.

8. Recrutamento é uma responsabilidade de linha e uma função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com