TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  5.225 Palavras (21 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 21

GESTÃO DE PESSOAS

O termo RH ou Gestão de Pessoas pode ter três significados diferentes:

1. RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviço nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios, etc.

2. RH como práticas de recursos humanos: RH se refere ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, etc.

3. RH como profissão: RH se refere aos profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, etc.

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

CASO INICIAL

O DRH da Brasil Cosmopolita S.A.

Como Diretora de Recursos Humanos da Brasil Cosmopolita AS Márcia Guerreiro tinha pela frente um desafio: transformar o Departamento de Recursos Humanos em um órgão tradicional, burocrático e operacional, em um componente estratégico da empresa. Para tanto, era necessário tomar três providências iniciais: focalizar o DRH no negócio da empresa, reforçar as atividades estratégicas e essenciais e alienar algumas de suas atividades burocráticas e operacionais, como processamento da folha de pagamento, controle de ponto do pessoal, medidas disciplinares, segurança industrial e refeitórios. Essas atividades deveriam ser terceirizadas para que pudessem ser operacionalizadas por outras empresas especializadas que as fizessem de forma melhor e mais barata do que o DRH. Tratava-se de localizar no mercado empresas que garantissem menor custo e melhor qualidade nesses serviços subsidiários.

A idéia básica era enxugar o DRH a fim de torná-lo mais ágil e flexível para se concentrar no essencial: lidar com assuntos estratégicos relacionados com pessoas. Com isso, o DRH descentralizaria operações e centralizaria controles de resultados. Márcia convocou todos os funcionários de seu departamento para trocar idéias, definir objetivos e desenhar projetos para atingir tais objetivos. Ela queria que todos participassem ativamente dessa transformação. O que você faria se estivesse no lugar de Márcia?

-------------------------------------------------

As pessoas são o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente competitivo.

1. O Contexto da Gestão de Pessoas

As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho toma considerável tempo de vida e de esforço das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Crescer na vida e ser bem sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. Com toda certeza as organizações jamais existiriam sem as pessoas, que lhe dão vida, dinâmica, impulso, criatividade e racionalidade.

Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitante. Acreditava-se que os objetivos das organizações – como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação dos recursos físicos e financeiros, redução de custos – eram incompatíveis com os objetivos das pessoas – como melhores salários e benefícios, conforto no trabalho, lazer, segurança no trabalho e no emprego, desenvolvimento e progresso pessoas. A solução empregada era a do tipo ganhar-perder: se uma parte leva tudo, a outra fica sem nada. Em uma situação de recursos limitados e escassos, se uma parte ganha mais, ela o faz à custa da outra. Sem dúvida, era uma solução limitada, estreita e com pouca visão. Verificou-se que, se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando. Modernamente, a solução do tipo ganhar-ganhar no jogo dos interesses envolvidos é a preferida. Trata-se de uma solução que requer negociação, participação e sinergia de esforços.

FIGURA 1 - Os objetivos organizacionais e os objetivos individuais

Objetivos Organizacionais | Objetivos Individuais |

- Sobrevivência- Crescimento Sustentado- Lucratividade- Produtividade- Qualidade nos Produtos/ Serviços- Redução de Custos- Participação no Mercado- Novos Mercados - Novos Clientes- Competitividade- Imagem no Mercado | - Melhores Salários - Melhores Benefícios- Estabilidade no Emprego- Qualidade de Vida no Trabalho- Segurança no Trabalho- Satisfação no Trabalho- Consideração e Respeito- Oportunidades de Crescimento- Liberdade para Trabalhar- Liderança Liberal- Orgulho da Organização |

VOLTANDO AO CASO INICIAL

Márcia reuniu-se com todos os funcionários de seu departamento para dar início à transformação desejada. O primeiro passo foi demonstrar para toda a empresa que o DRH havia cumprido os seus antigos objetivos: executar serviços de recrutamento e seleção, treinamento e remuneração, higiene e segurança do trabalho e relações sindicais. Nos tempos atuais isto é necessário, mas ainda não é suficiente. A finalidade da reunião era mostrar as mudanças no mundo moderno e definir novos objetivos para o DRH a partir das novas exigências feitas à organização. A nova ordem agora é a competitividade da empresa através da qualidade e da produtividade das pessoas. E, na ponta, a inovação necessária à melhoria contínua na organização. Márcia queria que o DRH fosse o carro-chefe de todas essas mudanças na empresa. Para tanto, as mudanças deveriam começar na própria casa: no DRH. O que você faria se estivesse no lugar de Márcia?

2. Conceito de Gestão de Pessoas

Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

ARH é a função administrativa ligada à aquisição, treinamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com