TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Exames: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 10

Metodo de Avaliação de Desempenho da empresa

Observação no posto de trabalho,os colaboradores são auxiliados e acompanhados no seu desempenho do dia-a-dia.

Pontos fortes desse modelo de avaliação

Os funcionários são acompanhados no dia-a-dia e recebem ao final dele o feedback positivos, já vão para casa sabendo o que precisam melhorar no próximo dia.

Treinamento é um tipo de educação profissional mais específico do que formação profissional. O treinamento é, portanto, um processo educacional para gerar mudança de comportamento. Seu conteúdo pode incluir transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atividades e de conceitos. É uma responsabilidade de linha e uma função de staff. É um processo que envolve um ciclo de quatro etapas: levantamento de necessidades, programação de treinamento, implementação e execução e avaliação de resultados. O levantamento das necessidades representa um diagnóstico dos problemas de treinamento e pode ser feito em diferentes níveis de análise: no nível organizacional, no nível dos recursos humanos existentes e no nível das operações e tarefas que devem ser realizadas. A programação de treinamento visa planejar como as necessidades diagnosticadas deverão ser atendidas: o que treinar, quem, quando, onde e como treinar a fim de utilizar a tecnologia mais adequada. A execução do treinamento envolve um binômio, instrutor e aprendiz e uma relação entre instrução e aprendizagem. A avaliação dos resultados do treinamento visa a obtenção de retroação do sistema e pode ser feita no nível organizacional dos recursos humanos ou no nível das tarefas e operações.

ETAPA 1

PASSO 1

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

O treinamento na atualidade é a chave para o desenvolvimento de pessoas e das organizações. É uma maneira eficaz de delegar valor as pessoas, a organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações. Sendo importante lembra que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. O treinamento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Já o desenvolvimento tem o foco voltado aos novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado.

Neste contexto, apontam França (2007) e Ribeiro (2009), que em virtude das mudanças macro ambientais atuais e pela grande competição no mercado, o treinamento tem toda uma importância nunca antes vista. As pessoas melhores preparadas produzem melhores e se sentem produtivas, contribuindo para si e para a organização. Destaca que cabe a organização não tratar o treinamento como uma série de cursos ou eventos promovidos pela organização. O treinamento deve possibilitar melhor capacitação, aumento de moral, eficiência e eficácia, produtividade, melhoria do ambiente de trabalho alinhado a estratégia da organização na qual se refletirá todo esse investimento.

PASSO 2

Avaliação do Programa de Treinamento Um Estudo de Caso Verificado em uma Empresa de Software em Araguaína-TO.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Rápidas e intensas mudanças acontecem nas organizações e, para se manter no mercado, as empresas têm buscado maior desenvolvimento de suas estratégias, um dos principais pontos dessas mudanças são, conhecimento e qualificação exigidos.

A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidade e possíveis ameaças.

Para a formulação da estratégia de gestão de pessoas, evidentemente, interessa aprofundar os aspectos relativos ás dimensões humanas.

Como todas as organizações necessitam de pessoas, e elas estão no centro de qualquer organização, no âmbito do recursos humanos, a gestão estratégica de pessoas.

O TREINAMENTO E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Estabelecer relações entre o treinamento e os objetivos estratégicos da empresa faz parte do papel de qualquer empresa.

O Planejamento Estratégico nas organizações visa o desenvolvimento de soluções a médio e longo prazo, é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.

A principal estratégia para o desenvolvimento do treinamento é ter uma estrutura muito bem desenvolvida para a empresa. O treinamento é uma das várias maneiras de se atingir as metas da estratégia da empresa.

Como as organizações estão em constante busca de uma diferenciação no mercado, as empresas que apresentarem crescimento estratégico, por meio de um programa bem elaborado, sairão com uma grande vantagem competitiva, colocando-se na frente das demais empresas.

O treinamento deve ser construído claramente em torno da estratégia da empresa, mantendo o seu foco atentamente para as mudanças do mercado.

TREINAMENTO

Treinar consiste em desenvolver uma equipe de trabalho para executar alguma tarefa.

O treinamento é um dos muitos recursos utilizados no processo de desenvolvimento das pessoas, ele visa ao aperfeiçoamento do desempenho funcional, ao aumento da produtividade, o melhoramento das habilidades e ao aprimoramento das relações interpessoais.

Existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas, o treinamento tem o objetivo de melhorar as habilidades pessoais com relação ás suas tarefas e, o desenvolvimento está voltado para o aprendizado de novas habilidades.

O desenvolvimento contínuo e integral processa-se através de três principais fatores: educação, instrução e treinamento.

A principal estratégia para o desenvolvimento do treinamento é ter uma estrutura muito bem desenvolvida pela empresa, para dar condições ao bom desempenho dos colaboradores.

NECESSIDADES DO TREINAMENTO

As necessidades devem ser procuradas, para atender o melhor desempenhoindividual e, consequentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com