TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Exames: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO RH

1.Era Industrial Clássica (1900 a 1950): Industrialização em amplitude mundial; Modelo organizacional burocrático, centralização das decisões; Padronização, simplificação, especialização; Pessoas → recursos de produção; RH → Relações Industriais.

2.Era Industrial Neoclássica (1950 a 1990): Mudanças rápidas e intensas; Modelo burocrático substituído pela teoria Estruturalista; Tecnologia começava a influenciar; Pessoas → recursos vivos que precisavam ser administrados; RH → Administração de Recursos Humanos.

3. Era da Informação (após 1990): Mudanças velozes, imprevistas e inesperadas; Avanços da tecnologia; Globalização; Competitividade; Maior bem: o conhecimento; Pessoas → capital intelectual, parceiros; RH → Gestão de Pessoas.

RELAÇÕES INDUSTRIAIS: Principais atividades - Admissão, demissão, controle de frequência, legislação trabalhista, disciplina, relações sindicais, ordem. Missão da área - Vigilância, coerção, coação, punições, confinamento social das pessoas.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: Principais Atividades - Recrutamento, seleção, administração de salários, benefícios, higiene e segurança, relações sindicais. Missão da Área - Atrair e manter os melhores funcionários

GESTÃO DE PESSOAS: Principais Atividades - Como os gerentes e suas equipes podem selecionar, treinar, liderar, motivar, avaliar e recompensar os seus participantes. Missão da Área - Criar a melhor empresa e promover qualidade de vida no trabalho.

Gestão de Pessoas é:

“Um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá‐las ao longo do tempo”.

POLÍTICAS → Princípios, diretrizes e metas que balizam as decisões;

PRÁTICAS → Procedimentos, métodos, técnicas que implementam as decisões e norteiam as ações.

Definição do NEGÓCIO → desejos e necessidades que a organização quer satisfazer quando o cliente adquire seu produto ou serviço.

MISSÃO → a razão de existência de uma organização; sua identidade. Quem somos? O que fazemos?E por que fazemos?

VISÃO → é a imagem que organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. Está voltada para aquilo que a organização pretende ser. Onde queremos chegar?

VALORES → normas, princípios ou padrões sociais aceitos por um grupo, uma instituição ou uma sociedade. Orientam a conduta das pessoas na organização. Exemplos: cooperação, lealdade, confiança, ética...

SUPRIMENTO / PROVISÃO DE RH São os processos responsáveis por identificar as necessidades de pessoal e envolvem todas as atividades relacionadas com Pesquisa de Mercado, Recrutamento e Seleção de pessoas e Integração das pessoas às tarefas organizacionais; Trata‐se de abastecer a organização dos talentos humanos necessários a seu funcionamento. É o conjunto de empregos ofertados pelas organizações. O mercado de trabalho ou mercado de emprego é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em determinado lugar e em determinada época.

Emprego significa a utilização da força de trabalho (pessoas). É a situação da pessoa que trabalha para uma organização ou para outra pessoa em troca de remuneração → capital x força de trabalho O mercado de trabalho funciona em termos de oferta e procura, ou seja, disponibilidade de empregos e demanda de empregos, respectivamente.

CARGO: É uma composição de todas as atividades / funções desempenhadas por uma pessoa – o ocupante do cargo. É o conjunto de deveres, responsabilidades e requisitos que o torna distinto dos demais cargos da organização. Sua posição no organograma define o seu nível hierárquico, a subordinação, os subordinados e o departamento e/ou divisão onde está situado.

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS: Tem por objetivo descrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com