TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Artigos Científicos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CAROLINA KURTZ

FRANQUIAS

Santa Maria

2013

CAROLINA KURTZ

FRANQUIAS

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Produção Textual Interdisciplinar.

Prof. Elisete Zampronio, Karen Hiramatsu, Henry Nonaka, Lissandro Falkowiski, Sérgio Goes, Gisleine Fregoneze.

Santa Maria

2013

QUESTOES PROPOSTAS

1. Questões da disciplina: Gestão de Pessoas II.

O consultor empresarial Sérgio Dal Sasso, em seu artigo afirmou que uma escolha, por parte do interessado, deve reunir aptidão, conhecimento, gosto pela atividade e recursos para o investimento.” Nesse sentido, podemos afirmar que para se estabelecer o franqueado deve possuir competências essências para que a franquia obtenha sucesso. De acordo com a disciplina de Gestão de Pessoas II explique:

a) O que é competência?

Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho (FLEURY, 2001).

b) Como é formada a competência organizacional?

A competência organizacional está ligada às estratégias de negócio, sendo o conjunto de competências básicas e essenciais necessárias à existência da organização. São o apanhado de recursos físicos, intangíveis, financeiros,recursos humanos e organizacionais.

c) Quais são as competências essenciais que um profissional deve possuir?

Deve possuir competências nos três âmbitos do "CHA":

• Deve saber, incentivando a aprendizagem contínua, a qualificação e as melhorias;

• Deve saber fazer, aplicando seus conhecimentos, resolvendo problemas de maneira eficiente, tentando inovar ou agir com criatividade, buscando sempre o aperfeiçoamento na resolução de simples tarefas, com o objetivo de promover benefícios a todos;

• Saber fazer acontecer, empreendendo, agregando valor aos produtos ou serviços, alcançando metas quando tudo terminar ou quando houver problema, obtendo experiência para um novo empreendimento.

d) Cite e explique cinco competências genéricas para área gerencial.

• Formação de equipes - incentivar o grupo a tornar-se equipe, auxiliando entre si, buscando propostas inovadoras e melhorias durante o desenvolvimento das atividades.

• Criatividade - Depende da criatividade perceber alternativas que não foram visualizadas anteriormente. Dessas alternativas, pode-se obter a mágica de salvar projetos, como verificamos usualmente em cases de sucesso.

• Aceitação de riscos - o líder precisa conhecer as metas, e mesmo com um plano de ação seguro e bem planejado, aceitar os riscos de algo ou até mesmo tudo não sair como o previsto.

• Iniciativa - Propor novos modelos de trabalho, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de tarefas, ou até mesmo verificar onde há pontos fracos e trabalhar neles, envolvendo a equipe.

• Ética - Ser ético e tratar com igualdade, gerando muitas vezes essa igualdade entre membros da equipe, é tarefa de um líder consciente que respeita e estima a todos os seus subordinados.

2. Questões da disciplina: Mercado de Capitais.

a) Nesse contexto, há interferência na abertura de uma franquia do mercado financeiro? Se sim, como ela ocorre?

Pode-se afirmar que sim, pois quando há a instalação de um franqueado, as organizações similares deixam de comercializar seus produtos ou serviços, o que muitas vezes é visto de forma negativo pelo fato de fazer com que valores recebidos sejam repassados à franqueadora, em função do pagamento de taxas, ou o chamado know-how, reduzindo assim o capital que poderia ser reinvestido na economia local.

b) Conhecendo o Mercado Bancário, quais ações como franqueado seriam adequadas para captar recursos financeiros para franquia e para investimento do lucro da organização? Cite no mínimo um exemplo de cada.

• Apresentar o plano de negócios, relatando a real probabilidade de sucesso, juntamente com um plano de amortização da dívida, por meio da apresentação do período para o retorno estimado do empreendimento;

• Verificar se a empresa franqueada admite que um montante do capital seja financiado, e se com isso há a oportunidade de melhores taxas e formas de quitação.

3. Questões da disciplina: Estratégia de Marketing.

a) Comente sobre a definição de CIM (Comunicação Integrada de Marketing). Qual o seu significado? Quais as principais características da “CIM”? Qual a importância da “CIM” para as empresas?

É o conjunto de ações e ferramentas de comunicação, ou ainda o composto de comunicação, o qual integra as quatro áreas integrantes do composto de marketing. A importância da CIM para as empresas está relacionada ao fato de que a visão integrada das ações aumenta o potencial de sucesso do esforço promocional, enfatizando o resultado proveniente de cada composto do marketing global.

b) A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) abrange as seguintes formas de comunicação: Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Marketing Direto e Vendas pessoais. Faça um comentário sobre as principais características de cada uma dessas formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com