TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Ensaios: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 04

TRABALHO FLEXÍVEL: REVOLUCIONANDO O MUNDO DO TRABALHO 05

CONCLUSÃO 11

BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

Metade das empresas que oferecem condições flexíveis de trabalho relatou que suas equipes têm um equilíbrio mais saudável entre vida particular e trabalho, o que as deixa mais satisfeitas e motivadas. Essa parcela das empresas também acredita que as condições flexíveis aumentam a produtividade das equipes e mais de um quinto delas acredita que isso colabora para que os funcionários se adaptem rapidamente ao crescimento acelerado dos negócios. Um quinto das empresas com condições flexíveis de trabalho acredita ainda que a política adotada pela organização colabora para ter acesso a um grupo mais abrangente de talentos, resultando em um maior número de contratações em locais remotos.

Ao mesmo tempo, a pesquisa revela que a confiança ainda é um grande obstáculo para muitas das empresas que lidam com condições flexíveis de trabalho: 61% das empresas brasileiras oferecem esse privilégio somente ao pessoal sênior. Ao adotar a hierarquia como critério para o direito a condições flexíveis de trabalho, algumas empresas estão perdendo enormes oportunidades e podem até mesmo inibir novos talentos com grande potencial que poderiam atrair não fosse o benefício exclusivo aos funcionários em nível sênior. Os estudos mostram que há aumento da produtividade quando os funcionários trabalham com certo grau de flexibilidade, é frustrante constatar que algumas empresas ainda esbarram no problema da falta de confiança para oferecer condições flexíveis de trabalho a todos os seus funcionários. Entretanto, como boa parte dessas empresas também consegue enxergar uma série de vantagens na adoção dessa política de trabalho, ainda que elas ainda não operem dessa forma, podemos contar com grande crescimento no trabalho flexível ao longo da década.

TRABALHO FLEXÍVEL: REVOLUCIONANDO O MUNDO DO TRABALHO

Bem, em parte devido ao fato de que os trabalhadores com horários flexíveis tendem a trabalhar mais horas no total e em parte devido ao fato que as tecnologias de comunicação e Informação estão habilitando a mobilidade do trabalhador, o que resulta em menor desperdício de tempo. Outro fator é que as pessoas que trabalham sob este regime tendem a utilizar menos licenças médicas.

Por possibilitar a realização de tarefas em casa ou à distância, as empresas podem reduzir os custos operacionais dos seus escritórios e outras conseguem dispensar completamente a necessidade de espaço para alguns setores. A economia de recursos pode ser imensa.

Outra vantagem do funcionamento flexível é que pode ser uma forma de expansão do negócio e de contratação de mais colaboradores, sem a necessidade de assumir novas despesas e compromissos com espaços adicionais no escritório.

A flexibilidade no trabalho e teletrabalho também tornam mais fácil para as empresas atraírem e reterem pessoal melhor qualificado. Depois da licença-maternidade é mais provável que as mulheres voltem ao trabalho se puderem trabalhar com jornadas alternativas. O mesmo tende a acontecer na retenção de habilidades e conhecimento de pessoas que se mudam para longe, Eles (as) podem utilizar da alta tecnologia disponível para continuar a trabalhar flexivelmente para o mesmo empregador.

As pesquisas demonstram que os empregados com jornadas flexíveis tendem a ser mais motivados e podem escolher trabalhar nas horas em que estiverem no auge da sua produtividade. Algumas pessoas são corujas e alguns são cotovias, assim não faz sentido que todo o mundo deva trabalhar de 9 às 17 horas. Se as pessoas trabalham quando estão no seu melhor momento, as empresas vão se beneficiar do desempenho otimizando delas.

Hoje, muitas pessoas têm que aliar o trabalho com compromissos de atenção à família. Muitos outros têm interesses pessoais para os quais gostariam de dedicar mais horas do dia. Ao oferecer aos empregados a oportunidade de trabalhar em casa ou em horas não convencionais, eles podem desfrutar mais flexibilidade nas suas vidas e melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e o seu trabalho.

Também há economia nas despesas de transporte diário. Com os custos dos combustíveis crescentes, esta é um ponto vital a ser considerado. Resulta em economia para ambos, empregado e empregador. Além do mais, o ambiente também se beneficia com as emissões de carbono reduzidas.

Mas a maior vantagem do trabalho flexível é que ele pode ajudar as empresas a se tornarem e permanecerem mais competitivas. No atual mundo de negócios globalizados, as vantagens competitivas tem como base a capacidade de se antecipar as necessidades dos clientes, de reagir com rapidez e de oferecer um excelente atendimento ao consumidor 24 X 7. Com a combinação dos horários flexíveis para o pessoal e as mais recentes tecnologias, as organizações podem estender as horas de disponibilidade de atendimento para os clientes.

HORÁRIO FLEXÍVEL DE TRABALHO

Nos países escandinavos, condições de trabalho flexíveis para os trabalhadores que têm famílias são comuns.

Embora se assuma que tais políticas são benéficas aos trabalhadores, é importante tentar entender os impactos específicos sobre a saúde em mais detalhes para que essas medidas possam ser ampliadas e serem otimizadas de forma a oferecer os maiores benefícios possíveis.

TRABALHO FLEXÍVEL

O trabalho flexível parece ser mais benéfico para a saúde e o bem-estar quando as pessoas controlam seus próprios padrões de trabalho, mais do que quando são os empregadores que estão no controle. É preciso saber mais sobre como os efeitos do trabalho flexível sobre a saúde são experimentados por diferentes tipos de trabalhadores, por exemplo, comparando as mulheres aos homens, os mais velhos aos mais jovens e os mais qualificados com os não qualificados.

Isto é importante porque alguns tipos de trabalho flexível parecem estar disponíveis apenas para os trabalhadores com ocupações de status mais alto e isso pode servir para aumentar as diferenças existentes em matéria de saúde entre os grupos sociais.

CONTROLE SOBRE O TRABALHO

Estar no controle sobre como e quando nós vamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com