TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Artigos Científicos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade Dissertativa-GESTÃO DE PESSOAS

Usuário DENISE CREM

Curso ADM01111 - GESTÃO DE PESSOAS (ON.0) - 201310.01308

Teste Atividade Dissertativa

Iniciado 14/04/13 14:45

Enviado 16/05/13 19:06

Status Necessita Nota

Resultado Avaliação não disponível.

Tempo decorrido 772 horas, 21 minutos.

Instruções Clique aqui para acessar o case de referência da atividade dissertativa.

• Pergunta 1

É necessária uma avaliação

Conforme o artigo “A China escolhe o seu caminho. E nós?”, algumas empresas brasileiras já são grandes exportadoras para a China, a exemplo da Vale, Marfrig e Suzano. Outras empresas estão fazendo parcerias com os chineses para iniciar as exportações, ou mesmo produzir por lá.

“Frango de Leite” é uma empresa produtora e exportadora de alimentos à base de carne de aves. Possui diversas fábricas com tecnologia de última geração em diferentes estados do Brasil e em alguns países do mundo nos quais comercializa seus produtos. A empresa pretende iniciar suas relações comerciais com a China, exportando seus produtos, a partir de 2014. Até 2016 a empresa prevê a instalação de uma fabrica naquele país.

Na qualidade de Gestor de Pessoas da “Frango de Leite”, você foi solicitado a desenvolver um plano para a implementação da fábrica na China. Com base nisto, descreva e justifique o seu plano de ação, considerando em sua resposta o recrutamento, seleção, eventuais treinamentos, política de remuneração e demais aspectos estudados nas unidades da disciplina.

Resposta

Resposta Selecionada: PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS da “FRANDO DE LEITE”.

A Gestão de Pessoas deve em primeiro momento avaliar seus recursos atuais e estimar as necessidades futuras da organização por cada área distinta, de forma sistêmica (visão horizontal e vertical) e assim planejar junto com cada área suas ações de treinamento para capacitação, reconhecimento, suprimento de mão de obra qualificada e outros a fim poder atender todas as possíveis demandas futuras da empresa, buscando atrair os melhores talentos e integrando a sua empresa.

A gestão de pessoas deve estar integrada a estratégia corporativa, dessa forma ela irá promover mudanças organizacionais que se fizerem necessárias para a ação de uma nova filial, visando o desenvolvimento e sucesso da organização.

Para isso teremos que ter todos os processos da gestão de pessoas elaborados e desempenhados da melhor maneira, segue passos para a implementação de uma nova ação de gestão:

1. PLANEJAMENTO DE RH

O plano de ação levantando as necessidades de pessoal identificando quais profissionais internos poderiam preencher as vagas; criar um inventário das qualificações, experiências, desempenho e potencial de cada profissional interno em busca de definir qual melhor estação de trabalho aquele profissional teria vocação e competência (conhecimento/habilidade/atitudes/valores/entornos), possibilitando obter uma visão mais abrangente e melhor para adequar quais necessidades de investimentos de cursos ou outros, criando um plano de desenvolvimento individual e assim minimizando tomadas de decisão por motivos de decisões em cima de fatos recentes, repercutindo na obtenção do objetivo da empresa e incentivando seus funcionários e minimizando o desconforto de fazer uma prova para concorrer a uma vaga, criando desta forma um backup de cada funcionário.

E por último, avaliar as metas e resultados esperados e alcançados, e em cima destes dados verificarem quais pontos devem ser buscado melhorias possibilitando criar uma gestão autônoma de alta competência através de gestores Coach dando suporte e subsidio para a melhoria de competência dos funcionários e assim atingir os objetivos da empresa, tendo uma empresa enxuta muito qualificada em vez de muitos funcionários medianos..

2. RECRUTAMENTO

A proposta no recrutamento seria um recrutamento misto, oferecendo oportunidades ao funcionário interno que teria uma qualificação maior do que o cargo que executa, mas também aqueles candidatos externos que estão cheio de vontade de fazer a diferença na empresa e que "oxigenaria" a empresa.

Algumas profissões de nível superior à empresa não pode ter tempo treinando um novo candidato, ele já deveria ter expertises do mercado.,

3. SELEÇÃO

Para a seleção de candidatos para nível superior, em vez de iniciar a sua seleção externamente determinando em quais universidades o candidato deverá ser graduado, deve-se utilizar o critério do Coeficiente de Rendimento (CR) no final do curso do candidato a vaga. Para os demais níveis não modificar o método de filtragem externa.

Para iniciar a seleção interna, o Rh deverá verificar junto com o gestor da área onde existe a vaga, quais características da vaga em questão para poder definir quais requisitos deverão ter os candidatos:

- Execução da tarefa em si com pouco contato com outras pessoas - Requisitos: Atenção concentrada, aptidão numérica, verbal e espacial, raciocínio indutivo e dedutivo.

- Interdependência com outras tarefas - Requisitos: Atenção abrangente e dispersa, visão sistêmica, facilidade de coordenação, resistência à frustração, Iniciativa própria.

- Interdependência com outras pessoas - Requisitos: Facilidade com relacionamento interpessoal, colaboração, quociente emocional, liderança de pessoal, facilidade de comunicação.

Após está análise será possível adequar a pessoa ao cargo, gerando rapidez no ajustamento e facilidade na integração do novo empregado a suas novas funções, aumentando sua permanência na empresa, reduzindo a rotatividade, atingindo maior rendimento e produtividade ocasionando menores níveis de investimento e esforços em treinamento devido à facilidade de aprender as tarefas do cargo e melhorando o nível de relacionamento.

Após a avaliação do perfil desejado, deverá ser analisado na entrevista que deverá ser feita com o Rh, junto com o gestor da área onde a vaga será preenchida, as competência, vocações do candidato que poderá ser complementadas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com