TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Ensaios: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PESSOAS I 4

2.1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO 4

2.1.2 DESENHO DE CARGOS 4

2.1.3 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 6

2.1.4 REMUNERAÇÃO E BENEFICIO 7

2.2 GESTÃO DE PESSOAS II 9

2.2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 9

2.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 11

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a análise da empresa GE CELMA em relação a política de Gestão de Pessoas e a Responsabilidade Socioambiental.

A GE CELMA possui unidades de negócios em infra-estrutura, soluções financeiras para empresas e consumidores, saúde, indústria e entretenimento, que oferecem produtos serviços que englobam desde motores de avião, locomotivas e eletrodomésticos até a geração de energia, processamento de água e diagnóstico por imagem.

O que veremos a seguir é um exemplo de uma empresa que tem um comprometimento absoluto com o desempenho baseado na Integridade. Cabe salientar que a empresa em tela construiu uma reputação internacional de conduta e ética.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS I

2.1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia, definindo a relação entre a organização e o ambiente.

“O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.”... (MAXIMIANO, 2006)

Com relação ao planejamento estratégico em tela, a área de recursos humanos atua em parceria com a liderança da companhia, definindo a estratégia que apoiará o crescimento do negócio. Para inserir a estratégia de crescimento da companhia em suas atividades, o RH envolve todos os níveis da organização no desenho de plano de ações que contemple a participação de todos os colaboradores. Para suportar o forte plano de crescimento os objetivos estratégicos de RH até 2011 são:

• Atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento;

• Identificar e desenvolver a próxima geração de líderes;

• Acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores;

• Multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.

2.1.2 DESENHO DE CARGOS

Podemos afirmar que cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e figura em uma posição formal do organograma.

A posição do cargo no organograma define o seu nível hierárquico, a subordinação, os subordinados e a quem os mesmos se reportarão, e sobre quem exercera autoridade, localizado num departamento ou divisão.

“Já Lacombe e Heilbon(2005), definem cargo como um conjunto de atribuições de natureza e requisitos semelhantes e que tem responsabilidades específicas a serem praticadas pelo seu ocupante.”

Analisando conforme o que foi apresentado no texto, no que se refere a empresa GE CELMA, existem quatro classificações, sendo por nível hierárquico e sexo, nível escolaridade, faixa etária e tempo na empresa, podemos verificar, o funcionamento, com os quadros à seguir:

2.1.3 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Ter sempre em mente que o processo de recrutamento é uma das ferramentas eficazes para atrair talentos e obter sucesso no preenchimento de vagas.

“Segundo Chiavenato(2004), o recrutamento de pessoas pode ser entendido como um processo que a organização emprega para atrair candidatos qualificados, utilizando técnicas e metodologias específicas, com a intenção de suprir sua necessidade no processos de seleção. Pode ser entendido como um processo de comunicação em que a organização divulga e oferece as oportunidades de emprego ao mercado.”

As pessoas são o bem mais importante de uma organização, então recrutar e selecionar são de suma importância para atrair as mais qualificadas.

A empresa GE CELMA, tem uma estratégia muito eficaz para o recrutamento de pessoas, sendo que ela privilegia, sempre que possível, o desenvolvimento interno de seu time. Ocorre que quando é necessário a contratação e as vagas são disponibilizadas, a divulgação ocorre internamente nos quadros de aviso e através do e-mail corporativo. Além disso, vagas que potencialmente, podem ser ocupadas por outros colaboradores da GE de outras unidades de negócios também são divulgadas para todos os colaboradores da GE de um sistema mundial chamado COS- Career Oppottunity System.

A Celma acessa também o site da GE onde há um link onde os candidatos que tem interesse em uma carreira na Organização podem cadastrar seu currículo.

Para as vagas operacionais com alto grau de especialização fazem um forte investimento em desenvolvimento desta mão de obra através de curso de formação técnica no SENAI. A maior fonte de recrutamento está neste grupo de estudantes técnicos.

As etapas do processo seletivo variam de acordo com a posição em questão. Os candidatos são entrevistados pela área de recursos humanos e pela área requisitante. Podem ser utilizadas dinâmicas de grupos e testes de conhecimento específicos, para posições que exige nível superior.

2.1.4 REMUNERAÇÃO E BENEFICIO

Resumindo podemos dizer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com