TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2013  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DE PESSOAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO

POLO: CONCEIÇÃO DO JACUIPE - BA

LINHA DE PESQUISA: GESTÃO DE PESSOAS

COMPORTAMENTO HUMANO : MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO

Pesquisa apresentada a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, docente Delson Ferreira, do curso de Administração do Centro Universitário Uniseb Interativo, como requisito parcial para obtenção de carga horária em atividade avaliativa, sob orientação da Tutora Evana de Jesus S. Martins.

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é o de reconhecer a importância da motivação e atitudes, para o comportamento humano nas organizações. A justificativa para o desenvolvimento desse assunto é de que as organizações não são estanques e que nesse mundo globalizado, diante da velocidade de informações, há necessidade da busca incessante em investimentos não apenas tecnológicos, mais principalmente na área de Gestão Humana, através da valorização das pessoas dentro da organização, do incentivo ao desenvolvimento de seus potenciais e de sua participação ativa como membro da organização, em outras palavras, de sua motivação, que será determinante para um maior comprometimento não apenas individual, do líder, mais de toda a equipe de trabalho, para que se alcance a excelência, o sucesso da organização, com colaboradores integrados, capacitados e motivados, em prol do mesmo objetivo.

Palavras Chaves:Motivação. Satisfação. Aspectos. Fenômenos

Motivação e Satisfação, aspectos do mesmo fenômeno

A motivação humana tem sido um tema que tem recebido maior atenção no cenário empresarial, devido ser um tema amplo e complexo sobre o rendimento de cada indivíduo no âmbito profissional. Devido a inúmeras variáveis, a motivação tem sido um fator relevante o desempenho das pessoas nas organizações. Os profissionais e as empresas estão mais exigentes, cada um com seus direitos. Profissionais desejando maiores benefícios e organizações querendo mais rendimentos.

Hoje cada vez mais ter empregados satisfeitos e motivados dentro das empresastornou-se algo essencial para qualquer organização, pois é através dos mesmos que as empresas buscarão alcançar seus objetivos parente a rivalidade do mundo dos negócios. Estar preparada para isso é essencial para qualquer empresa, que pense em sobreviver dentro de um mercado que a cada ano que se passa se torna mais concorrido. Ter empregados trabalhando com alegria, dedicação, comprometimento e orgulho dentro da empresa é saber que se têm pessoas satisfeitas, motivadas e dispostas a dar o melhor de si em prol da empresa. A globalização exige modificações nos ambientes internos e externos acerca das organizações.” Externos”, por causa da concorrência, das exigências de qualidade e serviços, pedem respostas rápidas da organização. Já os “Internos”, por que os recursos humanos são fatores de grande importância para atender as exigências do mercado. Assim sendo, ter pessoas qualificadas, satisfeitas e motivadas com seu trabalho torna-se algo fundamental para qualquer empresa.

Saber ao que as pessoas atribuem maior valor dentro de seu ambiente de trabalho para que lhes venha a proporcionar maior motivação no sentido positivo, é de grande importância, pois, em cima disso a empresa pode achar melhores formas de recompensar seus empregados, assim deixando-os mais satisfeitos e motivados. É óbvio que as pessoas têm naturezas diferentes e assim, o que pode ser bom para uma pessoa, podenão ser bom para outra, já que as necessidades variam de acordo com o sujeito, o que proporciona comportamentos diferentes. Para Bergamini (1998, p.12), pacotes de incentivos adequados ás expectativas e necessidades dos grupos de empregados dentro da empresa podem ser boas opções na busca de motivar positivamente os empregados no desempenhar de suas funções, porém, é preciso se tomar alguns cuidados como o de definir claramente os critérios e a atribuição dos prêmios. Isso é importante, pois pode evitar que uma ação que tinha como função motivar e reter o talento do empregado positivamente acabe tendo reação contrária ao esperado, já que as pessoas podem vir a se sentirem injustiçadas. È importante colocar que uma vez prometido o prémio, este não poderá ser retirado, o que se pressupõe uma sensação de estar sendo punido.

Atrair e reter talentos é algo muito difícil, porém não impossível se encarado com responsabilidade e visto como algo estratégico para o desenvolvimento profissional da empresa para o colaborador.

Desmotivação e Insatisfação, menos confiança, piores resultados.

A satisfação e/ou insatisfação está diretamente ligada ao sentimento de prazer e desprazer, buscamos sempre satisfação naquilo que fazemos, assim como, a diminuição da frustração, dor ou desapontamento daquilo que nos desagrada, que nos traz total desprazer.

A insatisfação no trabalho pode estar ligada a diversos fatores, sejam eles externos ou internos.

Os fatores externos são aqueles ligados ao ambiente de trabalho, a própria equipe, ao chefe, as condições do local de trabalho, ao salário, a probabilidade de crescimento profissional etc., já os fatores internos, são referentes a saúde psíquica do trabalhador, assim como, o relacionamento interpessoal e familiar.

É necessário saber identificar as causas dessa insatisfação, problemas pessoais afetam diretamente no trabalho, causando baixo rendimento, desmotivação, atrapalhando o bom funcionamento da empresa, gerando conseqüentemente conflitos internos, como baixa auto-estima, desmotivação, desanimo apatia, etc.

Qual seria então o momento de se buscar um profissional? Quando o trabalhador não consegue sozinho encontrar caminhos para uma melhor qualidade de vida. É nesse momento que o profissional ajudará ao trabalhador a encontrar a “raiz” do problema e o melhor caminho a seguir. Quando o tratamento é de ordem interna, o emprego passa a ver com outros olhos, a auto-estima é restaurada e este consegue lidar melhor com as frustrações decorrentes do dia a dia. Quando de ordem externa, o profissional auxilia na melhor escolha de um novo emprego ou mesmo de um redirecionamento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com