TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões.

A partir de texto publicado por Patrícia Bispo no site Rh (disponível www.rh.com.br) conhecemos a empresa Arizona. “O negócio da organização inclui toda a parte de pré-impressão, tratamento de imagem, retoque, impressão de catálogos, revistas, jornais e folder. Conta com duas unidades, tendo o parque gráfico localizado no bairro de Tatuapé, e a Premedia e agência de publicidade situada na Vila Olímpica - ambos bairros estratégicos da cidade de São Paulo. A empresa conta com 96 colaboradores e atende a clientes como Natura, Cia. Suzano, Revista Trip, Livraria Cultua, entre outros. A avaliação de desempenho da empresa - que passou a ser chamada formalmente de Programa Colaborador Estrela - foi implantada após uma reunião realizada entre a diretoria e a área de RH. No início, afirma Souza, foi difícil implantar o conceito de melhoria contínua que a proposta trazia para a rotina dos funcionários, mas com o passar do tempo essa cultura foi absorvida por todos. "Percebemos que deveríamos ter um sistema de avaliação para dar suporte à liderança de identificar as melhorias dos colaboradores em cada mês", afirma; O Programa Colaborador Estrela possui como público-alvo todos os funcionários da empresa, inclusive os líderes. Na prática, a avaliação de desempenho da Arizona funciona da seguinte forma: mensalmente, os gestores recebem um questionário para cada colaborador, onde atribuirão notas de zero a três pontos para cada competência. O funcionário pode chegar a 42 pontos e o mais "pontuado" recebe o título de Colaborador Estrela do mês. Caso ocorra empate, todos que obtiveram maior número de pontos são premiados. Vale ressaltar que o líder tem até o dia 02 de cada mês subseqüente para entregar os formulários respondidos para a área de RH o Programa Colaborador Estrela não é uma via de mão-única. Depois que as avaliações são realizadas pelos gestores, os formulários são entregues aos colaboradores e cada líder fica à disposição, durante uma semana, para conversar e esclarecer as dúvidas quanto às pontuações. No caso da liderança identificar que um funcionário vinha bem nas avaliações anteriores e que ocorreu uma queda em seu desempenho, o gestor chama o profissional para um diálogo e verifica quais os problemas que contribuíram para aquele resultado negativo. (...) Quanto questionado sobre os benefícios que o programa trouxe à organização, o gerente de RH da Arizona afirma que graças à iniciativa: os colaboradores perceberam que são parte importante dos processos da organização; hoje, os líderes têm uma poderosa ferramenta de avaliação e conseguem visualizar rapidamente quem são os colaboradores mais comprometidos de sua equipe, recuperar aqueles que por algum motivo estão desmotivados e com baixo rendimento e até mesmo para retirar da equipe aqueles que não agregam valores e têm um baixo nível de comprometimento.”

1. A avaliação de desempenho na empresa Arizona é considerada fundamental para a gestão de pessoas. Elabore um texto de 15 linhas apresentando a Avaliação de desempenho e sua importância para a gestão estratégica de pessoas nas organizações. (3,0 pontos)

Resposta:

A avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor o desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada. Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com