TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema de gestão de pessoas (GP)

A gestão de pessoas é a área ligada ao negócio da organização, no qual implica em perceber as pessoas como parceiras da organização, é o relacionamento de interação entre a organização e seus colaboradores. Entende-se que as organizações precisam de pessoas e as pessoas de organizações, a relação deve ser proveitosa para ambos lados, sendo uma relação “ganha-ganha”.

Dentro da área de gestão de pessoas (GP) observamos um conjunto de estratégias e ações que devem ser desempenhadas para garantir a eficácia organizacional, esse cojunto pode ser denominado sistema ou processo de gestão de pessoas.

Sistema Agregar : Este sistema envolve várias atividades, como recrutamento, seleção, integração, rotatividade, absenteísmo, e desligamentos. O sistema representa o ingresso dos colaboradores que contém os requisitos do cargo com suas competências, e no qual são capazes de se adaptarem à cultura da organização através do processo de seleção. Pode-se dizer que este sistema é a porta de entrada na organização.

Sistema Aplicar: Envolve a definição clara das atividades que as pessoas vão desenvolver na organização, a orientação e acompanhamento do desempenho. Inclui o desenho, a análise e descrição dos cargos, bem como a forma com que as pessoas serão avaliadas pelo seu desempenho.

Sistema Recompensar : Este sistema se trata da administração salarial. De acordo com Chiavenato “esse sistema proporciona incentivos e motivação”. A política de remuneração da organização deve atender aos custos laborais, mas por outro lado também deve considerar que essa é uma forma de reter os colaboradores da organização. A remuneração total é composta três elementos principais:

Remuneração básica-salário;

Incentivos salariais-bônus, participações em lucros e resultados;

Benefícios.

Sistema Desenvolver : É o sistema responsável pelo capital intelectual da organização, neste sistema incluem-se também a gestão da comunicação interna (endomarketing), gestão das mudanças e aprendizagem organizacional. De acordo com Chiavenato “o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras”.

Sistema Manter : Envolve a saúde física e mental, segurança, higiene, medicina do trabalho, qualidade de vida no trabalho e relações com colaboradores, pode- se dizer que é um sistema em que busca manter e reter os colaboradores em um clima positivo de preocupação com a qualidade de vida na organização.

Sistema Monitorar : É o sistema que acompanha e gerencia todos os sistemas supra citados. De acordo com Chiavenato “monitorar significa acompanhar essas operações e atividades para garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados adequadamente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com