TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Monografias: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DE PESSOAS EM UM PROCESSO EVOLUTIVO

Visão geral do termo RH dentro das organizações.

Segundo Chiavenato (2000), a Administração de Recursos Humanos - ARH é uma área ampla e vasta, que envolve profissionais extremamente diversificados, utiliza-se uma psicologia industrial e organizacional. A forma de administrar depende das mudanças, e de situações existentes como ambiente, a tecnologia, políticas e diretrizes. O administrador desenvolve uma política de Recursos Humanos com regras estabelecidas, para orientar o desempenho de algumas funções. Políticas são guias para dar respostas aos problemas que podem acontecer com a organização, serve de solução para a administração, o esclarecimento à cada caso.

A Administração de Recursos Humanos atua nas organizações para desenvolver a coordenação de tudo que envolve os objetivos das partes interessadas, isso significa o controle de técnicas direta ou indiretamente, permite-se a colaboração entre as partes. É a ARH que mantém o capital intelectual nas organizações, representa o entusiasmo e a satisfação a fim de auxiliar no desejo de cultivar a qualidade de vida dos envolvidos.

Relata Ulrich et al (2003, p. 14) que a sociedade moderna e industrializada caracteriza-se pela tecnologia e informação, então a ideia é fazer com que todas as pessoas sejam administradoras de suas tarefas e concretizar soluções de melhoria para os problemas.

A ARH produz profundos impactos nas pessoas e nas organizações. A maneira de lidar com as pessoas, de buscá-las no mercado, de integrá-las e orientá-las, de fazê-las trabalhar, de desenvolvê-las, de recompensá-las, ou seja, a quantidade de maneiras como as pessoas são geridas na organização (CHIAVENATO 2002, p. 155)

“Administrar Recursos Humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional” (CHIAVENATO 2002, p.162). As mudanças e situações fundamentam a administração, pois o planejamento, criação, motivação e aplicações através de meios de assessoria ajudam a trazer para dentro do ambiente interno, níveis estratégicos e valores.

Como toda área administrativa depara-se com dificuldades, com a ARH não seria diferente, torna-se um processo complexo, ela trabalha com recursos vivos, psicológicos, não com receitas e fontes. No que tange Chiavenato (2002) compartilhar problemas, acatar sugestões, transmitir conhecimento, isso é gerir pessoas, é uma arte e a ARH precisa das habilidades para perceber as deficiências e as carências individuais e organizacionais, a responsabilidade de criar satisfação torna-se um obstáculo, pois, controlar o recurso mais importante da organização é um desafio complexo.

Transição da Administração de Recursos Humanos para a Gestão de Pessoas

A Administração Científica foi uma das principais bases da organização industrial, com isso contribuiu para a evolução da ARH, através de seus estudiosos como Taylor, Henri Fayol e Henry Ford. Ainda que discretamente surge aqui uma certa preocupação com o trabalhador. O objetivo do movimento era fundamentar cientificamente as operações, que antes eram feitas com base na improvisação, Gil (2008).

Taylor através de observações, acreditava que a produção dos trabalhadores estava abaixo do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com