TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Pessoas

Jundiaí

2013

Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e a Moderna Gestão de Pessoas

Em uma breve comparação entre o filme e a realidade dos dias atuais, podemos afirmar com plena convicção que houve uma grande melhoria para ambos os lados (organização e pessoas).

o filme retrata com clareza a dificuldade da classe operária na década de 30, onde o personagem principal trabalhava na linha de montagem de uma fábrica, realizando uma única tarefa de maneira repetitiva, quase que de forma escrava.

Sua função era apertar parafusos, acompanhando a velocidade determinada pelo seu superior. Não havia descanso e nem horário específico para refeição. O funcionário parava para se alimentar, e retornava logo em seguida. Em um determinado trecho do filme, é anunciada aos funcionários uma máquina que mudaria a rotina de almoço, com o intuito de aumentar ainda mais a jornada dos trabalhadores, fazendo com que não fosse necessário parar a produção para almoçar.

Através da sobrecarga imposta aos funcionários, um deles (o personagem principal) sofreu problemas psicológicos que ocasionou a demissão e internação do mesmo.

Tempos depois teve alta do hospital e tentara retomar a vida. Quando voltou à fábrica, ela e várias outras estavam fechadas, o país se encontrava em crise, e por esse motivo o desemprego foi geral.

Ao caminhar pelas ruas, Carlitos nota que uma bandeira cai de um caminhão em movimento, ao tentar devolvê-la ele é confundido com líder comunista em plena manifestação, por esse motivo ele é preso. Após alguns dias na cadeia ele ajuda a prender um traficante de entorpecentes que tentava fugir, em agradecimento a polícia lhe entrega uma carta de referência e o liberta.

Na sequência o filme nos depara com a desigualdade social no âmbito familiar, surge então uma jovem moça órfã de mãe, pobre e com muita fome. Para suprir suas necessidades, ela se torna ladra e rouba algumas bananas, para sustentar a si própria e sua família (duas irmãs mais novas e pai desempregado). Em meio a um protesto dos operários e a crise instalada, o pai desta jovem é assassinado, deixando-as órfãs também de pai, por esse motivo as meninas vão para um orfanato, onde a mais velha delas consegue fugir. A moça agora sozinha e com fome volta a roubar comida. No furto de um pão ela é apreendida, e no momento da abordagem, Carlitos (o personagem principal) se apaixona por ela e assume a culpa, deixando-a fugir e sendo preso no lugar da verdadeira culpada. Em meio a essa confusão a policia descobre a real intenção de ambos e prende a moça. Sabendo que sua tentativa de ajudá-la foi em vão e a bela moça ia ser presa, Carlitos entra em um restaurante e se esbalda sem pagar a conta, com o intuito de ser preso junto á moça que encantou seu coração. Apaixonado, sede lugar para ela se sentar, alguns minutos observando-a, ocorre um acidente no carro em que eles estavam sendo transportados para a prisão, e ambos caem para fora do veículo, então os dois aproveitam a oportunidade e fogem sem destino. Juntos sonham com um lar harmonioso, onde tudo era lindo e perfeito, um verdadeiro conto de fadas. Após acordarem do sonho, o operário vai a busca de emprego em um novo ramo, e consegue trabalhar como segurança em uma loja, porém é demitido em pouco tempo, pois não tinha qualificação (não conseguiu evitar um roubo).

Após vários acontecimentos Carlitos é preso e solto novamente. Ele determina mudança em sua vida pessoal, e decide ir morar com sua amada em uma casa muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com