TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Ensaios: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  5.849 Palavras (24 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................... 04

Capítulo 01: definição de comportamento organizacional...................................... 05

Quadro comparativo de sistema aberto e sistema fechado .......................................06

Capítulo 02: inovação ............................................................................................. 07

Capítulo 03: Trabalho em equipe ........................................................................... 09

Capítulo 04: Processos do Comportamento Organizacional ................................... 10

Comunicação empresarial versus comunicação organizacional .............................. 10

Comunicação empresarial: defasagens e limite ....................................................... 11

Comunicação organizacional .................................................................................. 14

Elementos da comunicação ..................................................................................... 17

Elementos da comunicação e suas formas de planejamento ................................... 18

Funções da retórica ................................................................................................. 20

Conclusão ................................................................................................................ 21

Referências Bibliográficas ...................................................................................... 22

INTRODUÇÃO

Para uma organização obter sucesso é necessário uma boa gestão, identificação e planejamento das tarefas dentro da equipe, determinação das prioridades e descrição dos procedimentos. Além disso, as etapas do processo de negociação devem funcionar de forma linear uns com os outros, em relação a estrutura organizacional, podendo assim atingir os objetivos transversais e eficácia nos outputs (qualidade total e satisfação do cliente) em nível interno ou externo favorecendo a eficiência dos recursos utilizados e o aumento de valores da empresa.

“Comportamento Organizacional define como estudo da estrutura ,do funcionamento e do desempenho das organizações , bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas” (Derek Pugh).

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistêmico do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e promover a cidadania organizacional. Com base na definição acima citada, percebe-se que em uma estrutura organizacional mal concebida pode por em risco a eficiência e a eficácia de uma organização, através dos produtos e serviços gerados e disponibilizados. Sendo assim, essa falta de planejamento do Comportamento Organizacional pode ocasionar a quebra das diversas barreiras funcionais dentro da organização prejudicando a sustentação da própria empresa. É extremamente necessário que se haja um equilíbrio com um propósito em comum dentro das organizações para melhorar a eficácia organizacional.

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa e não de fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

Já a Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada a escolha e, depois de escolhido o que se fazer, fazer esta coisa de forma produtiva e levando ao resultado final com eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem as necessidades e aos desejos do ambiente externo.

CAPÍTULO 01 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional (CO) é o estudo do comportamento humano para a compreensão, a exploração e o controle do indivíduo e ou equipe entre outras dentro de uma organização. Abrange temas como motivação, dinâmica em grupos, gerenciamento e estrutura organizacional visando maior produtividade, criatividade, resolução de problemas e desenvolvimento organizacional, obtendo assim, maior eficiência e eficácia.

Seguindo uma comparação de definições entre John A. Wagner III, John R. Hallemback e Andrws 1 Debrim, ambos autores de livros de CO, podemos entender que todos seguem a mesma linha de definição em relação a CO, com quase nenhuma variação entre as mesmas.

John A., John R. e Dubrin entendem que CO é o estudo voltado para indivíduos, equipes ou grupos, dentro e fora de uma organização com fins lucrativos ou ONG’s.

John A. e John R. enfatizam em seus livros de CO três subjacentes importantes de suas definições, criando uma vantagem competitiva enfatizando que o CO enfoca comportamentos observáveis tais como: conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com ações internas, como pensar, perceber e decidir os quais acompanham as ações externas.

QUADRO COMPARATIVO DE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Bertalanffy Possui fluxo de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente.

Ex: organismo vivo Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados.

Ex: o Universo.

Capra Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente.

Ex. organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar.

Ex:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com