TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Monografias: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE CIENCIAS ECONÔMICAS, ADMISNISTRATIVAS E CONTÁBEIS.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE PESSOAS

Professor: Anelise Mozzato

Acadêmico: Guilherme Luz Scheibe

Resenha: A Gestão do Conhecimento Organizacional

A economia do conhecimento da oportunidade de desenhar um novo mundo do trabalho, requisitando novos conceitos para compreender e gerenciar as organizações. O conhecimento como um ativo intangível tornou-se cada vez mais diferencial estratégico para organizações que pretendem cumprir a sua missão e permanecer em um mercado atualmente competitivo.

O conhecimento tem sido identificado como a mais importante fonte de vantagem competitiva e de performace sustentável da organização. A organização baseada em conhecimento é aquela que reconhece, promove e utiliza o conhecimento coletivo e as agilidades das pessoas como as maiores fonte de vantagens competitivas sustentáveis. O que a organização baseada no conhecimento requer ao gerente que ele aumente o rendimento daquilo que é conhecido tanto pelo individuo como pelo grupo.

A funçaço do gerente é promover o comportamento por meio da análise sistemática, da análise de metodologia da resolução de problemas, e da iniciativa de incentivar o contexto para compartilhar tanto a procura de novos conhecimentos como a descoberta da reutilização de conhecimentos existentes.

Conhecimento Organizacional é reconhecer a diferença entre dados , informações e conhecimento. Informações são os dados relacionados que fazem diferença através da expressão de uma mensagem, buscando mudar o modo como o destinatário vê algo.

A GC e o consumo de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao saber organizacional. E não poderia ser diferente, pois atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento.

O grande patrimônio deixou de ser terras, máquinas ou propriedades a verdadeira capacidade de empresa prosperar, perpetuar e gerar riquezas está, de fato, muito mais no capital intangivel do que no capital tangível.

A GC exige principalmente atenção e convidadas especiais com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento> Além disso nunca se deve perder de vista o conhecimento de estratégias baseadas no conhecimento.

A questão do conhecimento organizacional atualmente tem feito a diferença entre as organizações que aderiram a este tipo de gestão, daquelas que não o fazem. Percebe-se claramente sua importância para estabelecer os reacionamentos essenciais entre as pessoas, assim como para consolidar a intergeção das pessoas quanto ao desenvolvimento das várias atividades ao cotidiano.

QUESTÕES

1- O grende desfio das empresas hoje é identificar e implantar técnicas de gestão que podem garantir o successo no mercado competitivo em que se posicionam. Nesse contexto, a organização precisa estar alinhadac com definmições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão co amplo envolvimento e participação dos seus colaboradores. E uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica ptrecisa levar em conta que há um fluxi de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com