TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Artigos Científicos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1:

A Revista Exame publicou, recentemente, reportagem sobre o que algumas cidades brasileiras do interior têm feito a fim de promover a empregabilidade dos cidadãos. A revista afirma que “A economia e a oferta de emprego em 48 cidades do interior do país crescem acima da média nacional.” Leia a reportagem correspondente, acessando o seguinte link: . Acesso em: 24 nov. 2013.

Atenção: Não deixe de observar que essa reportagem possui 8 páginas. Use os quadros com números ao final de cada página, para ir para a página seguinte. Leia a reportagem completa.

Agora, recorde que o gestor de pessoas é tido como articulador dos objetivos organizacionais e dos objetivos pessoais dos seus colaboradores, e que, dentre suas muitas funções, estão: o desenho de cargos, a seleção dos novos colaboradores, o treinamento, avaliação de desempenho, gestão do clima e da satisfação laboral.

Assim, com base na leitura da reportagem indicada e considerando todas as indicações que o gestor de pessoas deve seguir em sua função para realizar uma gestão de pessoas estratégica - conforme vimos em nossos estudos -, responda às perguntas propostas abaixo.

a) As especificidades das cidades apresentadas na reportagem podem alterar a metodologia de trabalho de um gestor de pessoas, quando este adota uma gestão estratégica de pessoas? Por quê? (2,0 pontos)

Com certeza, um gestor de pessoas quando adota uma gestão estratégica de pessoas, passa a avaliar a sociedade onde esta empresa está inserida. Quando ocorre um aumento na economia local, gerando mais investimentos e mais consumo por parte da população, a relação interna de uma empresa é alterada também. Um funcionário que possui um poder de consumo ampliado possui um bem estar mais elevado, pois ele pode oferecer mais a sua família, logo seu rendimento profissional aumenta, fazendo com que ele produza mais e tente aumentar sua posição hierárquica na empresa em que trabalha. O gestor por sua vez, precisa estar atento a estas mudanças para que possa sempre buscar o melhor de sua equipe.

b) Quais pressões e quais desafios sofrem as organizações citadas na reportagem? (1,5 ponto)

As organizações citadas na reportagem precisam sempre ficar atentas ao contexto de onde estão inseridas. Pressões podem ocorrer, um exemplo é a falta de oportunidade interna, que passa a ser oferecida em grande escala em cidades como as que foram citadas. A economia em franco crescimento gera um aumento expressivo de oportunidades as pessoas da sociedade local, empresas que não seguem este crescimento podem perder bons profissionais para outras empresas com oportunidades melhores. Existe um desafio diário enfrentado pela empresa. O aumento repentino da economia local, ao mesmo tempo em que faz elevar o nível de vida, na contrapartida acaba “tirando do jogo” quem não está preparado para este crescimento. Logo, cabe aos gestores estarem atentos para que saibam como desenvolver suas empresas, estando fadados a ficarem para trás caso não tenham esta preocupação.

c) À luz do que estudamos, explique o que você recomendaria aos cidadãos interessados em trabalhar nas empresas citadas, para que mantenham sua empregabilidade em dia. (1,5 pontos)

Conhecimento é a palavra chave. Hoje em dia não é mais possível ter a mesma mentalidade de nossos avós, que entravam em uma indústria aos 15, 16 anos e passavam sua vida fazendo a mesma coisa. O mercado está exigindo profissionais dinâmicos, que conseguem se adaptar a diversas situações e funções. Para cidadãos interessados em trabalhar nas empresas citadas, é necessário estar sempre evoluindo profissionalmente, o estudo e a capacitação devem ser colocados na frente, para que possam acompanhar o ritmo acelerado de crescimento destas empresas.

Questão 2:

a) Pesquise na internet uma Empresa que adote a Gestão Estratégica e apresente: (5 pontos).

* Nome: Vale

* Ramo de negócio, produtos e serviços: Mineração, Logística, Energia e Siderurgia.

* Local onde atua: Com sede no Brasil e presente em mais de 30 países, a Vale é uma empresa global.

* Missão, Visão e Valores. (1,0 ponto)

Missão: Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Visão: Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com