TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

A nova ordem organizacional se desenha em ambientes altamente competitivos e de extrema instabilidade e incerteza, a ponto de algumas questões básicas quanto ao próprio objetivo organizacional estarem sendo colocadas incisivamente às organizações. Há bem pouco tempo atrás, as organizações almejavam a liderança do mercado e as grandes margens de lucro. Já o presente tem-se revelado como a era da sobrevivência organizacional.

Pode-se pensar que as transformações ocorridas no mundo têm delineado um ambiente altamente competitivo, gerando a necessidade de mudanças nas organizações. Qual das situações abaixo melhor caracteriza as organizações em mudança? Assinale a alternativa correta.

a.

Ênfase nas pessoas através da introdução de novos métodos de trabalho, redução de níveis hierárquicos e desenvolvimento de competências.

b.

As parcerias com outras empresas passam a ser consideradas desnecessárias e até perigosas

c.

Valorização da Tecnologia da Informação como única responsável pelo desenvolvimento das organizações.

d.

A competição entre empresas localizadas em outros países passa a evitar a competição entre as empresas nacionais.

e.

As organizações passaram a possuir as ferramentas de produção, que é o conhecimento.

0,2 pontos

Pergunta 2

A Gestão de Pessoas, devido a alguns precedentes, passou por um processo de reestruturação que resultou na gestão estratégica de pessoas. Na gestão estratégica de pessoas, o foco nos negócios e o alinhamento da estratégia da corporação com a gestão de pessoas possibilitam uma melhor e maior atuação na própria gestão de pessoas dentro da corporação. Assinale a alternativa que melhor corresponde a esses precedentes.

a.

Mudanças ocorridas na própria organização do trabalho, no relacionamento de pessoas com a organização e na maneira que as pessoas percebem a sua relação com o trabalho.

b.

A maior consciência das organizações em relação ao papel que o seu pessoal desempenha e a consciência da importância que o desenvolvimento de pessoas tem para o desenvolvimento da corporação.

c.

A inserção de novas formas de pensar a organização devido ao novo modelo econômico aplicado graças à globalização.

d.

O grande crescimento da área dos serviços e a crescente utilização de terceirizados nas organizações.

e.

O desenvolvimento por parte das corporações de estratégias de negócios mais eficazes que possibilitem alinhamento à gestão de pessoas.

0,2 pontos

Pergunta 3

A partir da década de 90, com as profundas mudanças nos cenários nacional e internacional, tal como a globalização, as organizações tiveram a necessidade urgente de buscar novos paradigmas de gestão. A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer: Assinale a alternativa correta.

a.

Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.

b.

Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

c.

Um conjunto de esforços empreendidos pelas empresas para atrair talentos.

d.

Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.

e.

Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos.

0,2 pontos

Pergunta 4

Com o mercado imobiliário em ritmo acelerado, o setor de construção civil depara-se com um problema. Se antes era a falta de investimentos ou de crédito, agora é a falta de gente qualificada para dar conta dos "pedidos". A mesma situação vivem empresas de outros setores. O tal apagão de profissionais qualificados apresenta-se como um dos principais desafios a serem vencidos pelo RH nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com