TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Seminário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  2.730 Palavras (11 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 11

Gestão de Pessoas

É o conjunto de habilidades e métodos definidos de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o crescimento organizacional, esse processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão, com a finalidade de proporcionar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com a organização, ajudando a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.

Mudanças Organizacionais

Processo de mudar o que está feito com o intuito de melhorar a eficiência da empresa e caminhar para alcançar seus objetivos, agregação de valor ao resultado do negócio, através da orientação da organização para o aprendizado contínuo e melhoria do desempenho e aumento da produtividade dos negócios.

Na busca por eficiência e eficácia as organizações precisam compreender o ambiente de tal forma que possam modificar seus processos sempre que necessário para que os resultados desenvolvidos consigam ser alcançados com a mesma velocidade que o ambiente se desenvolve. Enfim toda mudança deve ser definida e delimitada, considerando que, uma vez determinados os objetivos, identifica-se qual é o estado da organização e qual tipo de mudança foi almejada e resultados alcançados.

Passo 3 – Elaborar um relatório retratando um paralelo entre o filme Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas.

O filme tempos modernos mostra como a mão-de-obra do trabalhador era explorada nos anos 30, as indústrias produziam em excesso, além das condições precárias, tudo era degradante, o trabalho era também excessivo, uma verdadeira escravidão, com cargas horárias extensas com movimentos repetitivos trazendo malefícios a saúde dos trabalhadores; mostrando a desumanização e a ganância dos proprietários. Levando em consideração o exemplo de Chaplin que desempenhava um trabalho repetitivo de apertar parafusos, com o passar do tempo, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo.

Com a moderna gestão de pessoas as leis que surgiram com o passar dos anos ajudou o trabalhador a ter direitos que primeiramente trariam saúde e bem estar a si mesmo conseqüentemente trazendo um beneficio maior a empresa que viesse a prestar serviço, dentre esses direitos o empregado tem seus benefícios com convenio medico, 44 horas semanais trabalhada, passando disso tem direito a receber hora extra, sem ter problemas de saúde por excesso de trabalho, visando sempre o trabalhador a favor da empresa, enfim cada individuo é único, é capaz de apreender e possuir habilidades que quando devidamente estimuladas e desenvolvidas, podem trazer contribuições para o grupo e para a organização como um todo .

Etapa 2

Passo 1 – Leitura do Artigo: Recrutamento e Seleção de Pessoal: o que a Análise do Comportamento tem a dizer.

Passo 2 - Identificar uma organização na qual a equipe de trabalho possa desenvolver a atividade proposta.

Máster Sorocaba Métodos de Ensino Ltda (Microlins)

Passo 3 - Elaborar um questionário diretivo e aplicar ao Gestor a fim de identificar qual é o modelo de Gestão que é utilizada na organização, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores.

A empresa não tem uma maneira especifica de gerenciar seus funcionários e segmentos, a maneira pela qual a empresa gerencia e orienta seus funcionários e pela experiência adquira pelo próprio empresário como empregador e comerciante, o único segmento e departamento de RH que existe dentro da empresa é o departamento de pessoal onde é contratado um escritório de contabilidade responsável por toda rotina desse departamento.

A contratação de funcionários é feita por um processo de recrutamento e seleção desenvolvido pela própria empresa através de anúncios em jornais e sites e todo o processo é dado seqüência pelo gerente da unidade.

Quanto aos funcionários internos, professores e orientadores de venda é feito treinamento de acordo com a necessidade que o empresário vier a observar que seus profissionais precisam de treinamento adequado para vender seu produto e dar seqüência em sua marca.

Passo 4 - Elaborar um relatório, a partir de todas as informações, com um breve levantamento do histórico da empresa (nome, localização, segmento em que atua, porte/tamanho, missão e valores, o público-alvo, quantidade de funcionários e nome e cargo do contato que respondeu às perguntas).

A Microlins é uma rede de franquias de escolas profissionalizantes atuante em todo o Brasil, com mais de 730 unidades. Está entre as 10 maiores franqueadoras do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com mais de 18 anos de história e 15 de sistema de franquias, a Microlins conta com 3,5 milhões de alunos já formados e 10.000 colaboradores.

Em suas unidades, a Microlins oferece mais de 40 opções de cursos profissionalizantes nas áreas de rotinas administrativas, informática, atendimento, vendas, turismo e idiomas.

Obs.: Por se tratar de uma rede de franquias o texto acima descreve o histórico geral da rede de franquias Microlins ao geral, a unidade Sorocaba possui uma única unidade na região em média a 6 anos na cidade possui mais de 1000 alunos, com 40 opções de cursos dentre eles cursos rápidos conhecidos como cursos vip.

Nome: Master Sorocaba Métodos de Ensino Ltda ( Microlins)

Localização: Rua Monsenhor João Soares, 64 Centro – Sorocaba

Segmento: Cursos Profissionalizantes

Missão: Transformar os sonhos dos nossos alunos em realidade, por meio da educação, formação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Valores: *

*Realização: Concretizar projetos, procurando fazê-los da melhor maneira possível.

*Profissionalismo: Atuar com eficácia, usando de discernimento e coerência com empatia em todas as atitudes.

*Iniciativa: Ser pró-ativo, avaliar os problemas que possam surgir e resolvê-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com