TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Artigo: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho estarão expostas opiniões e relatos sobre os conceitos relacionados as disciplinas estudadas neste quarto semestre, as quais são: Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho, Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa, Dinâmicas Técnicas e Jogos Vivenciais e Treinamento e Desenvolvimento.

O desenvolvimento baseia-se nas áreas referentes às disciplinas estudadas neste quarto semestre, sendo elas analisadas com base em um questionário de avaliação elaborado na empresa Victor Schons e Cia Ltda, da cidade de Três de Mao – RS, a qual teve sua administradora entrevistada, buscando assim obter informações sobre o funcionamento de determinados processos dentro da organização.

O objetivo do trabalho que foi realizado em grupo, é de capacitar os alunos no desenvolvimento de programas de desenvolvimento empresarial. Objetivos os quais foram alcançados com êxito pelos alunos do quarto semestre do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Norte do Paraná, realizadores desde trabalho.

2 HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa Victor Schons e Cia Ltda, atende pelo nome fantasia de Posto Jóia e trata-se de uma empresa do ramo de Revenda de Combustíveis a qual também agrega diversos serviços aos clientes dentro de sua própria infraestrutura. Atua no ramo de atividades desde o ano de 1981, tendo como base uma empresa com estrutura familiar.

Atualmente a empresa conta com três sócios proprietários, e atua no segmento com a parceria de seis funcionários contratados e com a contratação de um sétimo colaborador em andamento. Os cargos ostentados dentro da organização são de Frentista e Frentista Caixa, também tendo as demais atividades tais como setor administrativo, setor de RH, entre outras desempenhadas por um de seus donos, a Senhora Lilian Schons.

A infraestrutura da organização encontra-se localizada na Avenida Uruguai, Nº 66, cidade de Três de Maio, Rio Grande do Sul.

3 DESENVOLVIMENTO

Treinamento e Desenvolvimento

Sim, a empresa possui programas de treinamento e Desenvolvimento para com seus colaboradores. O levantamento das necessidades é realizado pela sócia proprietária da organização e busca suprir as necessidades encontradas pelos cargos existentes na empresa. Em primeiro plano são passadas aos funcionários os sete passos definidos pela organização para um bom atendimento de seus clientes, para que assim sucessivamente os mesmo se adéquam as necessidades exigidas pela empresa. Sendo os sete passos definidos:

1 - Postura: escorar-se em paredes ou manter conversas alheias pode representar descaso com cliente. O ideal é a postura de descanso: pernas entreabertas, mãos para trás e espinha ereta. Também é adequado ocupar-se em tarefas de organização e limpeza. Ao recepcionar o cliente, o frentista deve acenar com uma das mãos e com a outra indicar a bomba.

2 - Agilidade: cinco segundos é o tempo médio que o frentista gasta para se aproximar do veículo, sempre pelo lado do motorista.

3 - Cordialidade: o frentista deve sorrir ao receber o cliente, demonstrando simpatia e prazer em atendê-lo. Em seguida, cumprimentá-lo com entusiasmo e educação, transmitindo energia e pensamentos positivos.

4 - Habilidade: “A forma de pagamento é em dinheiro ou cartão?” Todos os clientes devem receber essa sugestão.

5 - Dedicação: durante o abastecimento, o frentista deve cumprir alguns procedimentos básicos, quais sejam: abrir a tampa com cuidado e colocá-la em local próprio; utilizar protetor para o veículo antes de inserir o bico de abastecimento, remover eventuais resíduos, fechar com cuidado a tampa e devolver a chave ao cliente.

6 - Persuasão: persuadir o cliente a adquirir algum produto para o veículo, como óleo lubrificante, aditivo ou extintor. Anotar sempre que possível as datas de vencimento dos extintores dos clientes.

7 - Cordialidade: “Muito obrigado, tenha um bom dia e volte sempre”. A frase – padrão é oportuna e estimula o retorno do cliente.

O tipo de treinamento encontrado dentro da organização seria o Out The Job, ou fora do local de trabalho. Onde realiza-se atividades baseadas em técnicas de Simulações e Dramatizações. Onde as simulações permitem que os indivíduos façam experiências ou ensaios, onde os mesmos simulam a situação real em que se encontrará no momento que estiver alocado em seu local definido de trabalho. Já na Dramatização os participantes do treinamento deverão desempenhar um papel ou personagem contracenando com outros participantes. Onde a realizadora do treinamento encena uma maneira de atendimento aos clientes do próprio posto, buscando assim treinar os envolvidos para que os mesmos desenvolvam as atividades dentro da organização da maneira desejada e estipulada.

Sendo que a avaliação de resultados dos treinamentos não possuem formalidades, pois as mesmas são realizadas de maneira simples e objetiva, observando as situações encontradas pelos funcionários no cotidiano da empresa e assim buscando os tópicos que necessitam de apreciações especiais e relevância.

Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho

Em relação à qualidade de vida e segurança no trabalho, a empresa Victor Schons & CIA Ltda possui programas de segurança, saúde e qualidade de vida, através de serviços terceirizados, sendo atualmente a empresa UNIMED (Sociedade Cooperativa do Trabalho Médico) a responsável pela implantação dos programas necessários para a boa qualidade de vida e também segurança no trabalho dos colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com