TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Gestão de Pessoas

Tutora a distância Prof.ª.

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Ana Lucia Souza Franco RA6948475898

Renata Oliveira Dias de Araujo RA6571286839

Rita De Cassia da S D Farias RA 6990476225

Tatiana Souza De Oliveira RA 6580319303

Valdirene Rodrigues da Costa RA 6791413250

Taboão da Serra/ SP 2014

RELATÓRIO

Paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

A relação entre os assuntos demonstram como era o tratamento em relação à mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje. O filme inicia-se mostrando ao fundo um grande relógio, símbolo maior dos Tempos Modernos, representando que tempo é dinheiro.

No filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala. Foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção tendo por base o sistema de linha de montagem. Mostra um funcionário de uma empresa siderúrgica nos Estados Unidos que trabalha num posto de linha de montagem dinâmica, fazendo suas atividades simples, mas de forma robotizada, repetitivas e desgastantes sem intervalo para o descanso. Chegando a um momento de sofrimento e colapso nervoso, na prisão consegue deter a fuga de um delinquente, com isso consegue a liberdade e uma carta de recomendação para conseguir um novo emprego.

Com esta carta o ator conseguiu um emprego como segurança e como ajudante de operário numa construtora de barco. Neste caso sua função era recolher do chão peças de madeira triangulares pare ser entregue ao carpinteiro. Recolhendo um pedaço de forma triangular, mas que servia de apoio para um inclinado esqueleto de barco recém-contruido na beira da praia. Deslizando o mesmo para o mar e ai afunda. Esse erro é uma conseqüência da tradicional Gestão de Pessoas daquele tempo. Acostumados a fazer trabalhos repetitivos, inflexíveis e rápidos. Totalmente diferente da Moderna Gestão de Pessoas de hoje, onde as organizações desenvolvem e utilizam as habilidades intelectuais e a capacidade de seus membros com participação, colaboração e responsabilidade na empresa.

O operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida, alterações físicas ou psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais o aumento da linha de produção.

Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno, ou seja, o capital humano.

As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executava um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente as máquinas são de grande importância, mas o sistema passou por adaptações com a chegada de novas tecnologias.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja deixe de ser apenas um empregado para assumir o papel de parceiro dentro da Organização.

Nesta fase, as pessoas deixam de serem simples recursos organizacionais e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Neste contexto, as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro profissional.

O que fica evidente é que independente da época ou situação estamos em constante mudança. E para que ocorra da melhor maneira é preciso buscar novos conhecimentos, novidades, acompanhar o mercado de trabalho, as mudanças que a tecnologia vem fazendo nas Organizações, as transformações que o mundo do trabalho vem sofrendo a fim de melhor o trabalho dia após dia.

Diante desse cenário, a área mais atingida com a mudança foi a de Recursos Humanos, isso porque as organizações enxergaram que cada vez mais existe o envolvimento das pessoas no crescimento da empresa. Passaram a perceber que os funcionários são seres humanos e não máquinas que produzem com rapidez e eficiência, e que todos eles têm direitos e deveres dentro de uma empresa.

Nome da Organização: VIA VAREJO S/A

A Via Varejo S.A. é a empresa responsável pela administração de duas importantes e grandes redes varejistas do Brasil, a Casas Bahia e Ponto Frio.

Esta rede varejista está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 18 estados e no Distrito Federal, com mais de 1000 lojas e cerca de 70 mil colaboradores. A empresa tem sede administrativa no município de São Caetano do Sul na Grande São Paulo (SP), posiciona-se no ranking como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo, com receita bruta de vendas de R$ 24,9 bilhões alcançados no ano de 2013.

A razão social Via Varejo S.A., foi adotada em fevereiro de 2012, em substituição a então antiga conhecida Globex Utilidades S/A, assumindo assim uma nova identidade corporativa que traz em si às cores do Brasil. A nova denominação é fruto de um processo de renovação da marca que contou com uma extensa pesquisa realizada com os mais diversos públicos, inclusive com os colaboradores da companhia que ajudaram a escolher o novo nome, e muitos frisaram que se orgulhariam de carregar no peito em seus crachás com a nova identidade.

Suas linhas remetem a um gráfico de crescimento contínuo e juntas fazem alusão à relação de cumplicidade e confiança que ambas mantêm com seus parceiros, fornecedores e milhares de clientes. Além disso, suas curvas representam as iniciais de Via Varejo.

O varejo é o meio pelo qual a empresa busca alcançar o sucesso. Todas as áreas do negócio têm como objetivo final atender os clientes com dedicação, focadas em servir, sempre.

Esse foi o caminho escolhido para tornar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com