TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  7.213 Palavras (29 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 29

Saude e segurança do trabalho

SEGURANÇA DO TRABALHO

O ambiente de trabalho é um conjunto de fatores interdependentes, que age na característica de vida das pessoas e nos resultados do próprio trabalho. Assim este espectro integral dos controles no trabalho promove a compreensão das dificuldades, desconforto, do descontentamento, das baixas performances, das enfermidades escondidas e/ou na ocorrência de acidentes e incidentes.

São fatores ou componentes do ambiente de trabalho: espaço, ambiências (luminosa, sonora, térmica, tóxica, etc.), disposição do trabalho/tempos, jeitos de segurança e relações profissionais. São considerados agentes físicos; ruído, vibrações, calor, frio, pressões anormais, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, iluminação, umidade. São considerados agentes biológicos os microorganismos como: bactérias, fungos, parasitas, bacilos e vírus, presentes em determinadas atividades profissionais.

Cabe ao profissional trabalhador tomar as providências necessárias para se manterem fora dessas precipitações de risco. Entretanto, quando isso não for possível, devem ser avaliados os prejuízos ao desempenho e à saúde dos trabalhadores, para que adotada aquela alternativa menos lesivo, adotando-se todas as avaliações cabíveis em cada caso.

França (1995) e Albuquerque (1997) consideraram que a sociedade vive novos paradigmas de modos de vida dentro e fora da organização, provocando, em efeito, valores e demandas de Qualidade de Vida no Trabalho. Para os referidos autores, outras ciências têm dado sua contribuição ao estudo do QVT, tais como: Saúde, Ecologia, Ergonomia, Psicologia, Sociologia,Economia, Administração, Engenharia.

A motivação age como uma mola propulsora na vida de todo indivíduo, tornando-o mais sagaz e aguçado a executar tarefas, torna-se satisfeito e realizado. Mas para tanto é necessário que aconteça alguns fatores que o motivem. Tais fatores podem estar no ambiente de trabalho, na sua vida pessoal, que por vezes reflete no ambiente de trabalho. Por vezes a insatisfação que o profissional trás em si, não está diretamente relacionada ao ambiente de trabalho, mas se torna devido ao seu comportamento.

De acordo com a motivação no procedimento pessoal é o que faz um indivíduo perseguir um determinado objetivo, durante um certo tempo, , e que não pode ser explicado somente pelos seus conhecimentos, conhecimentos e disposições. A motivação não pode ser observada diretamente, mas somente através dos seus resultados e pode ser avaliado indiretamente, por exemplo, pelas quantidades adicionais de peças produzidas por um trabalhador motivado (IIDA, 1990).

De acordo com váriosestudiosos da área a busca pela qualidade e o aumento da produtividade, tem feito com que as empresas adotem em suas rotinas de trabalhos sistemas de gestão, que permitem que todos na empresa possuam uma sintonia comum, atribuições, competências e responsabilidades. Com isso, procuram seguir normas de padrão internacional, certificáveis ou não, relacionados a aspectos como qualidade, meio ambiente e segurança.

Neste contexto o conceituado autor Arantes (2003 apud ARAÚJO 2000), descreve o sistema de gestão como um conjunto, em qualquer nível de complexidade, de pessoas, recursos, políticas e procedimentos. Esses componentes interagem de um modo organizado para assegurar que uma dada tarefa seja realizada, ou para alcançar e manter um resultado especifico.

Desta forma, sendo o trabalho uma forma de atividade desenvolvida pelo ser humano, ele é parte do próprio homem. Na teoria de Bravermann (1997, p.49) o trabalho “é uma atividade que altera o estado natural dos materiais para melhorar sua utilidade”, ou seja, atuar sobre a natureza a fim de transformá-la para melhor satisfazer suas necessidades. Portanto, o trabalho como atividade tanto humaniza como naturaliza o homem.

Dessa forma, ao transformar os bens materiais, o ser humano se modifica a si mesmo e aos outros e assim, o conceito de trabalho, ao constituir-se pela ação do ser humano trabalhador, contribuiu para a sua identificação e naturalização, mas, ao ser apropriado pela organização produtiva não humanizada, converteu-se também em elemento de separação entre o homem e sua tarefa.

Assim relata-se que a doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeadaem função de condições especiais em que o trabalho é realizado, desde que com ele se relacione diretamente (BRASIL, 1991).

A saúde ocupacional se insere ao movimento de tendência mundial que emerge no campo da saúde do trabalhador, passa a propor uma perspectiva interdisciplinar que abre espaço para a contribuição de outros campos disciplinares como o da psicologia e odontologia. Uma postura inadequada também causa distúrbios na coluna vertebral e nos músculos, nos sistemas cardiovasculares e respiratórios, no fígado, nos pulmões, nos olhos e podem resultar em fadiga física. A prática profissional odontológica apresenta uma de suas principais características o risco ocupacional em virtude de hábitos, posturas e patologias advindas da profissão (BURGESS, 1995).

É antigo o conhecimento de que movimentos repetitivos leves estejam entre suas principais causas. O esforço músculo esquelético, aparentemente pequeno, mas permanente, é exigido pelos membros superiores, obrigados a se manter contraídos enquanto o trabalho é realizado nas posições sentada ou de pé explicaria a multiplicidade das partes e os segmentos atingidos e o comprometimento freqüente desses membros em ambos os lados. A melhoria das condições físicas e ergonômicas dos ambientes e das condições de trabalho deve estar associada à redução da sua jornada, e que a interrupção regular das tarefas (pausas) e a revisão da organização e das relações, visando à redução das pressões e das tensões do trabalho, são fatores importantes que se agregam à rede de causalidades responsável pela doença (TAGLIAVINI, 1998). Os odontológicos foram estudados por Wisner (2002) o qual constatou apresença de LER/DORT relacionadas à execução de procedimentos odontológicos. O autor faz sugestões pertinentes à prevenção do distúrbio, já que considera as LER/DORT uma patologia perfeitamente prevenível.

De acordo com Gomes et al (2001) doença profissional é qualquer manifestação mórbida que surge em decorrência das atividades ocupacionais do indivíduo. Trabalhar na saúde pública, como as demais profissões, apresenta riscos operacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com