TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Projeto de pesquisa: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.748 Palavras (39 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 39

Resumo

Nos últimos anos, as organizações vêm terceirizando cada vez mais as atividades relacionadas à área de Recursos Humanos. Este fenômeno não é um caso isolado, mas uma realidade global. ¨As grandes empresas multinacionais estão a implementar esta tendência de terceirização dos RHs. E sobre as empresas brasileiras este movimento anda de forma muito rápida nos últimos meses. Esse processo ocorre na maioria das vezes na busca de um custo menor ou na maior especialização dos serviços executados e se deve, principalmente a crescente exigência do mercado. As antigas posições de RH, inspiradas no modelo burocrático e organizadas em departamentos como pessoal, seleção e treinamento, estão dando lugar a formas mais criativas e flexíveis de prestação de serviços nas quais se destaca a consultoria de RH. A relação entre a organização contratante e contratada deve estar alinhada e a otimização dos trabalhos ocorrerá quando houver a orientação pela visão e pelo posicionamento estratégico da organização, bem como pela compreensão do papel das pessoas envolvidas.

Palavras chaves:

Recursos humanos; sucesso; terceirização; serviços.

Sumário

1. Introdução 5

2. Objetivo Geral 6

3. Objetivo Especifico 6

4. Justificativa 7

5. Referencial Teórico 8

5.1. História da Empresa 8

5.2. Visão 8

5.3. Missão 8

5.4. Processo de Terceirização da Área de RH 10

5.5. Fatores Envolvidos na Terceirização da Área de RH 12

5.6. Planejamento de Recursos Humanos 15

5.7. Conceitos de Consultoria 16

5.8. Tipos de Consultoria 17

5.9. Modelos de Consultoria 21

5.10. Especialização X Multifuncionalidade 22

5.11. Fatores a serem considerados na Terceirização 23

5.12. Habilidades da Consultoria 25

5.13. Descrição Fases do Processo 25

5.14. Um projeto pode ser desmembrado em três fases 27

5.15. Terceirização Vista como Parceria 30

5.16. Hora da Escolha 31

5.17. Dicas para seleção e contratação 32

5.18. Gestão dos Relacionamentos 34

5.19. Subsistemas da Área de RH 36

6. Metodologia 39

7. Apresentação dos resultados 40

8. Conclusão

9. Referencias bibliográfica

1. Introdução

A terceirização de diversos processos nas empresas já se tornou uma realidade, apesar da execução deste ainda ser um pouco obscura para quanto a melhor forma de ser praticada. Portanto, primeiramente será apresentado o conceito de terceirização, para num segundo momento, ser abordado mais profundamente como este processo está relacionada as atividades da área de recursos humanos e quais os fatores que garantem o sucesso ou o não atingimento dos resultados esperados.

Diferente do passado onde o sucesso estava diretamente vinculado aos recursos naturais, de infraestrutura e capital, na era do conhecimento, as pessoas são o diferencial. Segundo Rosa (2002), esta mudança abrange um conjunto integrado de elementos, no qual se incluem os valores, a cultura e a visão de uma sociedade. São seus modelos mentais, que condicionam seu espírito empreendedor e suas instituições, delimitando normas de conduta, capacidade de criar, inovar e se transformar. A força da empresa na era da globalização vai residir na competência de gerir sua dimensão humana, que pode ser capaz de promover e transformar suas potencialidades em resultados relevantes e sustentáveis.

O mesmo autor acrescenta que os limites das organizações mudaram muito e as relações de trabalho estão se tornando mais flexíveis, favorecendo a organização do trabalho de gestão de pessoas sob forma de consultoria e não mais a estruturação por departamentos especializados. Hoje assuntos complexos e confidenciais são compartilhados por pessoas e parceiros em diversas situações. Uma evidencia da evolução dentro das organizações e na área de Recursos Humanos é o surgimento dos consultores internos, profissionais polivalentes capazes de identificar necessidades de seus interlocutores e de construir com eles soluções originais e complexas.

2. Objetivo Geral

Identificar e analisar a relação existente entre empresas prestadoras de serviços na área de recursos humanos e as empresas que contratam estes serviços.

3. Objetivo específico

• Identificar as razões pelas quais empresas buscam a terceirização;

• Identificar os critérios de escolha de uma empresa terceirizada;

• Identificar que em processos ocorre a terceirização das atividades da área de Recursos Humanos;

• Analisar os resultados dessa relação e buscar soluções para as dificuldades / problemas encontrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com