TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Dissertações: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA

CURSO: C. S. TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.

3º PERÍODO

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

JOEMA ROCHA DOS SANTOS- RA: 1299183326

MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA ROCHA- RA: 3830713366

REJANE AZEVEDO- RA: 4337820979

TATIANA ABREU DO NASCIMENTO- RA: 4916908892

WELLYSON NEVES DA SILVA- RA: 378903 (MT)

ATPS- ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROF. : DANTE BONETTI DE FREITAS

NITERÓI- 23/04/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO: GESTÃO DE PESSOAS 3

IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 5

ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO 6

PLANO DE AÇÃO 7

PLANO ESTRATÉGICO 1 9

PLANO ESTRATÉGICO 2 9

PLANO ESTRATÉGICO 3 9

PLANO ESTRATÉGICO 4 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO: GESTÃO DE PESSOAS

É a forma que usamos dentro de uma organização para definir e orientar atos, comportamentos e relações entre todos os colaboradores. É falar da mentalidade e da vitalidade, é dar ação e proação em uma das áreas que mais sofreram transformações nos últimos anos é uma associação de habilidades e meios.

Clientes mudam e mudaram sua forma de adquirir serviços e produtos. Empresas inovadoras e bem sucedidas arriscam, buscam novas estratégias, e suas expectativas vão além, não apenas a de sobreviver é preciso se destacar, garantir o crescimento, ultrapassar a concorrência.

A proximidade com o humano, seus sentimentos e emoções, suas expectativas e valores é o que pode e faz a diferença.

Estes Valores que foram construídos ao longo da vida de cada um é que irão trazer as mudanças necessárias nas organizações nesta Era da Informação e da Globalização.

Toda organização precisa de pessoas para realizar seus trabalhos com qualidade, se relacionando em equipe, desfazendo conflitos.

Qualquer organização, pequena, média ou grande, necessita estar sempre recrutando, selecionando, precisa treinar, remunerar, avaliar e se comunicar com seus colaboradores de forma eficaz e com eficiência.

As organizações são constituídas por pessoas, sem pessoa não há organização e neste campo é que entram a Gestão de Pessoas para gerir ambas.

Hoje no mundo globalizado as organizações estão ampliando sua visão.

A necessidade de agilidade, mobilidade, inovação faz com que as Mudanças Organizacionais sejam necessárias.

Toda mudança traz certo medo, até cairmos dentro dela e ver que tudo pode ser administrado. No início, há restrições, há medo mesmo, mas é de extrema importância para as organizações não sucubirem e que haja crescimento e inovação no andamento do processo de produção.

Uma forma de mostrar a inovação dentro de uma organização é implantando o processo de Gestão de Pessoas que irá agregar pessoas, apliacando-as nos cargos, remunerando-as através do seu desenvolvimento, mantendo-as e as monitorando, para que o capital humano da empresa seja qualificado, aumentando assim a credibilidade e o respeito tanto internamente como externamente, ressaltando seus produtos e serviços.

No filme “Tempos Modernos” podemos observar que o pós-guerra trouxe uma tentativa de inovação nas organizações, uma mudança equivocada de inovação.

Os gerentes e diretores aplicando todo o tipo de modernidade em seus setores, enquanto no salão de produção os operários sofriam com o comando dos encarregados, a falta de humanização, a falta de liberdade e o trabalho escravo.

Na “Moderna Gestão de Pessoas”, não vemos isso, o patrimônio maior são as pessoas, os colaboradores, os clientes internos. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal.

O funcionário satisfeito, descansado, estimulado, produz mais, tem prazer de fazer o melhor para os clientes externos. As organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços.

As organizações estão investindo mais para dar conforto, credibilidade e satisfação ao seu grupo de colaboradores, com o novo formato adotado pelas empresas. A proximidade dos Gestores do grupo operacional faz com que este grupo se sinta valorizado e conseqüentemente trabalhe com entusiasmo, ao ponto deles mesmos, o operacional, começarem a participar do processo gerencial com idéias.

“O homem, desde sempre, se valeu da criatividade para derrotar seus inimigos atávicos: a fome, o cansaço, a ignorância, o medo, a feiúra, a solidão, a dor e a morte. Após pesquisas, temos certeza de que hoje, mais do que nunca, as descobertas científicas e as obras-primas artísticas são resultado do aporte coletivo e tenaz de trabalhadores, troupes, teams, squadre e equipes, e não de gênios individuais. (Domênico De Masi)”.

Desta forma “Os Programas de Incentivos” se torna uma ferramenta notável no gerenciamento de pessoas. Tais programas, como o próprio nome diz, incentivam os colaboradores a obterem sempre os melhores resultados em prol da empresa, remunerando-os não apenas pelo tempo que dispõem a ela e sim pela importância de cada um nas conquistas das metas da empresa e fazendo-o que se sinta importante no seu meio trabalho; além disso direcionam certos comportamentos na empresa, sendo valorizados os bons comportamentos e advertidos os maus, sempre com o foco no sucesso da empresa. O Plano de Projeto baliza os objetivos a ser alcançados por uma empresa, tanto onde a empresa pretende chegar quanto detalhando como fará que isso aconteça utilizando assim de mecanismos de verificação para acompanhar as etapas do processo.

Em síntese é composto pelo Escopo, que se refere ao que se trata o projeto e sua origem; pelo Plano de Ação, que determina como será realizado o projeto, os responsáveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com