TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  6.582 Palavras (27 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 27

JACAREÍ/ SP

OUTUBRO-2012

Introdução

Do ponto de vista das tecnologias de gestão observa-se que nos últimos anos os modelos de organização têm procurado atender às demandas inerentes ao ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas.

Neste caso está presente neste modelo, um discurso de adequação as exigências do ambiente competitivo, atendendo a um mercado que requer variabilidade de produtos, que por sua vez, requer flexibilidade de recursos e Tecnologias de Gestão que atendam a estas dinâmicas do contexto organizacional.

Este trabalho tem como objetivo conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma determinada empresa, que está em fase de mudanças e quebra de paradigmas, utilizando as Tecnologias e Ferramentas de Gestão.

As tecnologias e ferramentas de gestão proporcionam conteúdo e conhecimento, nos preparando para termos uma visão sistêmica dos processos realizados na empresa e que serão analisados em seu desenvolvimento.

Verificaremos se a gestão está usufruindo as ferramentas para cultivar os seus pontos fortes e avaliar o que precisa ser melhorado, conduzindo os processos à eficiência para alcançar os objetivos da empresa.

A qualidade nas empresas se torna uma condição para melhorias continua, e que o objetivo é de chegar a zero nos defeitos dos processos. A pratica da qualidade nas empresas destaca um meio para atingir os resultados desejados e faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão.

Identificação da Empresa

EMPRESA- ÓTICA CRISTAL LTDA ME, filial localizada na cidade de São José dos Campos – SP, situada á Av. Eng. Francisco José Longo, 178, Jardim São Dimas - S.J. C - SP

Atua há dez anos na comercialização de toda linha ótica, possui uma significativa gama de produtos de fabricação própria, porém, a arrecadação massiva dá-se sobre a venda de mercadorias de terceiros, ou seja, revenda.

Características da Empresa

É uma empresa de pequeno porte tendo em vista as 22 filiais localizadas em diversas cidades, tem como missão proporcionar um ótimo atendimento a cada um dos nossos milhares de clientes que visitam uma de nossas lojas. Proporcionar uma boa compra, com clareza, carinho, respeito, amor e acima de tudo profissionalismo, assim oferecendo produtos de alta qualidade. Buscar junto aos nossos Fornecedores: Indústria e Parceiros, o melhor para assim oferecê-lo aos nossos clientes, com isto reduzindo o preço e deixando-o mais acessível, buscar sempre as novidades do mercado, inovando e sempre esclarecendo todas as dúvidas de nossos queridos Clientes. Buscar o crescimento e aperfeiçoamento contínuo, apresentando sempre soluções inovadoras para a total satisfação dos nossos Clientes.

Beleza, bem-estar físico e mental, para a sua comunidade. Superando as expectativas através da excelência de nossos produtos e serviços, investindo em tecnologia e no aprimoramento constante de nossos colaboradores. A missão reflete uma relação direta entre o mercado de atuação e a empresa. Estamos conscientes de que os mercados estão em constante mudança. Portanto, a missão deve ser dotada de flexibilidade no sentido de se verificar a real validade no contexto atual do mercado. Se for preciso mudar parte ou toda a missão, é melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência.

A escolha da empresa se deu de forma aleatória, porém alguns fatores importantes como a missão e os valores tiveram grande peso na decisão.

Missão: Garantir excelência em qualidade, oferecendo o melhor atendimento e solução às verdadeiras necessidades dos nossos clientes, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida.

Visão: Buscar o crescimento e aperfeiçoamento contínuo, apresentando sempre soluções inovadoras para a total satisfação dos nossos Clientes.

Valores: Compromisso com o cliente – identificando e satisfazendo suas necessidades, oferecendo produtos e serviços de qualidade.

Mudança Organizacional

Mudança Organizacional implica em uma reorganização do pessoal interno visando melhorar a eficiência do processo de produção, essa reorganização pode ocorrer em qualquer segmento da empresa, porém costuma atingir as linhas de autoridade aumentando ou diminuindo a responsabilidade de seus membros e os readequando de modo que possam se tornar mais produtivos. Tendo em vista que essa mudança é sucedida de certa perturbação, a empresa, antes de implantá-la deve certificar-se de que está em boa situação econômica, bem consolidada e não precisando operar com força total. As empresas também devem preparar-se para mudar (CERTO 2003). De acordo com Chiavenato (200 p-447).

Mudanças implicam ruptura transformação, perturbação, interrupção.

A Mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver praticamente qualquer segmento, mas, em geral, afeta, as linhas de autoridade, os níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecidas.

Em virtude das novas tecnologias, de oportunidades de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão, de alguma maneira mudando.

É imprescindível que as empresas tenham alta estabilidade para que possam programar mudanças. Empresa que muda constantemente sem considerar o quão essencial é a estabilidade, pode gerar estresse em seus colaboradores.

A razão desse fato é que mudanças causam situações novas, e, portanto, desconhecidas. As pessoas tem medo do desconhecido pela insegurança que ela gera. As mudanças alteram os poderes e ninguém perde podem sem reagir. Os que perdem poder sentem-se desprestigiados e inseguros. As pessoas tendem a se acomodar com o que conhecem e procuram reagir ao esforço necessário para dominar novas situações sem terem a certeza dos resultados que as novas situações podem trazer. As premissas básicas filtram o que as pessoas não podem admitir como valido. Se a mudança implicar a mudança dessas premissas ela tenderá a ser rejeitada sem exame. Se a mudança proposta colidir com um paradigma, o resultado será um sentimento de ameaça. A pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com