TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa no Mundo empresarial cada fez mais globalizado e competitivo. Estudar as rotinas de departamento de pessoal é o primeiro passo para entender como a área de Recursos Humanos. O gestor deve ser capaz de delegar tarefas, aconselhar, motivar, e planejar metas para os seus colaboradores. O estabelecimento de metas é muito importante, pois é o primeiro passo para atingir os resultados esperados. Existem gestores que parecem saber exatamente para onde estão indo, porém não sabem. O gestor precisa ser uma pessoa organizada e ter um plano de metas bem definido. Para isso, deve anotar os resultados que deseja obter e definir um plano de ação. Muitas vezes, o gestor não tem tempo para fazer esse planejamento de metas, porém ele deve ser feito para que sejam atingidos os objetivos. O estabelecimento de prazos ajuda na autodisciplina necessária para cumprir metas, e os prazos são a formas de controlá-las. Estabelecer prazos também ajuda a designar o tempo específico para trabalhar em função da meta. A característica é que a meta deve ser bem elaborada e planejada para que o resultado final seja visualizado no documento escrito. Quando desenvolvemos uma boa meta, torna-se mais fácil alcançá-la. O gestor deve ser nesse sentido um facilitador para que as relações ocorram dentro dos princípios e missão da instituição. Certamente será este o diferencial que vai motivar a pessoa, que vai fomentar nela o espírito de socialização, de trabalho em grupo e por ai vai, gerando crescimento tanto pessoal como social e para a própria empresa também. Tal ação vai fazer com que as pessoas se tornem parceiros da empresa e não apenas funcionários, conduzindo a empresa ao sucesso, criando ai laços pessoais, tornando ativa na instituição e ate mesmo na sociedade, enfim dando um novo sentido ao trabalho, a vida e as coisas. Um dos grandes obstáculos para o crescimento corporativo e consequentemente da empresa é a falta de pessoas eficientes, a perda de entusiasmo, a falta de motivação, que ao meu ver em muitos casos pequenas ações de valorização do quadro pessoal já seria significativo. Não podemos esquecer que estamos trabalhando com pessoas humanas e não com instrumentos ou máquinas.

“Se você der ferramentas adequadas para as pessoas e se elas usarem sua habilidade natural e sua curiosidade, elas irão desenvolver as coisas de uma forma que irá surpreendê-lo, muito além do que você poderia ter esperado”. Bill Gates

CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS

É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios. As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura proativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros. Importante: “a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”.

• Objetivos da Gestão de Pessoas:

- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

- Proporcionar competitividade à organização;

- Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;

- Aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;

- Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;

- Administrar a mudança;

- Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

• Os seis processos básicos da Gestão de Pessoas:

1. Processos de agregar pessoas: incluir novas pessoas na empresa (incluem recrutamento e seleção).

2. Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que as pessoas irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).

3. Processos de recompensar pessoas: incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).

4. Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.

5. Processos de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.

6. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlas as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

FORMULÁRIO DE PESQUISA EMPRESARIAL

Empresa: CBBE

Localização: SIA TRECHO II lote 24

Segmento de Atuação: Terceirização de Processos de Negócios – BPO

Porte / Tamanho da empresa: Grande/ Multinacional.

Missão: Alavancar o sucesso dos nossos clientes, gerando valor aos acionistas e desenvolvimento aos nossos colaboradores.

Visão: Ser a empresa que oferece as melhores soluções integradas de Tecnologia da Informação e Processos de Negócios para operações críticas.

Valores: Flexibilidade; Ética; Responsabilidade Social; Agilidade; Comprometimento.

Público Alvo: Atendimento ao cliente (call center).

Quantidade de Funcionários: 1300

Dados do Gestor entrevistado:

Nome Completo: KARINA RAMOS DE CARVALHO

Cargo ocupado: COORDENADOR OPERACIONAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com