TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho acadêmico: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.593 Palavras (15 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 15

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS

Acadêmicos:

Aline Acaui Corbelli RA 434929

Giliane Silveira RA 434899

Luciana Medeiros Domingos RA 413631

Priscila Oliveira Silva Ferreira RA434912

Tutora:

Prof. Ma. Rosimere Farias

Tutora Presencial: Edilene Araújo

Macaé, Abril de 2014.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS.

Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS Gestão de Pessoas PRODUÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 1

GESTÃO DE PESSOAS..............................................................................................1

MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS.........................................................................2

TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.........................2

EMPRESA ESCOLIDA..............................................................................................3

HISTÓRICO DA EMPRESA ESCOLIDA................................................................7

PLANO DE AÇÃO....................................................................................................9

CONCLUSÃO...........................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................15

1. ITRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar claramente todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas. Detalhar e explicar cada processo de forma independente, sendo assim, fazer uma análise do que é necessário para que a área de Recursos Humanos possa desempenhar com sucesso seu papel dentro das organizações e demonstrar de forma clara o processo para motivar bem as pessoas a trabalharem melhor. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

2. GESTÃO DE PESSOAS.

Objetivo da Gestão de Pessoas é ajuda a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização, colaboradores bem treinados e motivados, aumentar a satisfação das pessoas nas empresas e desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, pois boa parte do tempo as pessoas passam mais trabalhando nas empresas do que na em casa.

O processo de Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, tais como: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Basicamente: Agregar pessoas, ou seja, inseri-las no processo. Aplicar pessoas – orientar e acompanhar as pessoas, avaliando seu desempenho. Recompensar as pessoas - Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas – Treinamentos Manter pessoas – dar suporte para que as pessoas se sintam bem dentro da organização Monitorar pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas.

A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em troca valorização ao colaborador.

Não podemos esquecer que Gestão de pessoas também é auxiliar os diretores, gerentes, supervisores etc. para que tenham uma melhor desempenho na sua função e assim alinhado com os objetivos da empresa.

2.1. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, as organizações de hoje percebem que seu principal ativo não é o financeiro e sim o humano, que é um capital difícil de ser contabilizado, mas que dá a empresa um grande diferencial, ou seja, é considerado como seu fator de competitividade. Então a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pela maior mudança.

Na atualidade os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso. Atualmente, as organizações bem-sucedidas percebem que para crescerem é necessário realizar investimentos, principalmente o dos seus colaboradores. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa.

“Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la.” (Peter Drucker)

2.2. TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.

O Filme Tempos Modernos de Charles Chaplin aborda a vida das pessoas na crise de 1929 depois da quebra da bolsa de Nova York aonde levou a grande população a fome e desemprego. Nessa época surge à revolução industrial aonde modificou hábitos, costumes e valores humanos. Às máquinas dominavam e os operários tinham um trabalho repetitivo, alienado e cansativo, a maioria da população aceitava o emprego por falta de opção. Os trabalhadores daquela época não tinham direito as necessidades básicas como descanso, trabalhavam como máquinas.

O personagem do filme, quer passar uma mensagem social, mostrando as máquinas tomando o lugar dos homens deixando-os escravos das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com