TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Monografias: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

CRISTIANA MARIA SCARDUA VOLPI

GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

Colatina

2014

CRISTIANA MARIA SCARDUA VOLPI

GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia de Gestao de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sistemas de Informacao, Etica Politica e Sociedade, Economia e Modelo de Gestao.

Colatina

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................... 3

FUNDAMENTACAO TEORICA E DISCUSSAO................................................ 4

CONCLUSÃO..................................................................................................... 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................. 7

INTRODUÇÃO

A comunicação empresarial tem se mostrado imprescindível no sentido de melhorar a relação com seus públicos. A cultura do uso da informação como forma de gestão traz resultados aparentes nas empresas que já utilizam o processo.

O surgimento da Administração como ciência coloca o conceito de estratégia em um novo patamar, permitindo assim aplicar o conceito e modificá-lo para um ambiente de empresa ou aplicado a um produto, serviço, pessoas, etc. Analisando-se o contexto organizacional percebe-se que cada empresa possui seus alvos a serem atingidos.

As organizações vêm passando por profundas transformações nos últimos tempos. Essas transformações não estão relacionadas apenas a aspectos econômicos e financeiros – em termos de qualidade e produtividade –, mas se relacionam principalmente, às mudanças sociais e históricas impostas sempre que se cumpre um ciclo de desenvolvimento gerado pela transição entre um modelo de organização de trabalho que cumpriu o seu papel histórico, esgotou as suas potencialidades e cedeu lugar a outro modelo qualitativamente superior. Fica cada vez mais evidente que o sucesso das estratégias organizacionais depende de pessoas comprometidas com a missão e com os objetivos da organização, reconhecendo-se que são elas que fazem a diferença nos momentos cruciais, de crise ou de mudança.

Como base para a elaboração deste trabalho foi realizado pesquisas e leituras em artigos e livros para embasamento teórico das discussões, objetivando clareza e coerência com o tema proposto.

FUNDAMENTACAO TEORICA E DISCUSSAO

Para algumas pessoas os valores são considerados muito importantes. Seguem como parâmetro pela vida toda, tais valores constituem regras que fundamentam a vida de cada individuo, alguns são ensinados desde berço.

Ao infringir tais valores algumas pessoas tomam isso como ofensa ou ate mesmo um desrespeito do individuo. É importante que cada empresa apresente seus valores e reconheça também os valores de cada funcionário.

Os valores são uma parte muito importante da empresa, é importante que tais valores sejam respeitados para que juntos, empresa e funcionário, cheguem ao sucesso.

Com a globalização tais valores passam a ser infringidos, tendo como consequência atitudes que desagradam tanto a empresa como também os funcionários.

As atitudes tomadas pelo banco desencadearam em um descontentamento de seus funcionários, gerando um constrangimento para ambas as partes. Os valores mais importantes como o respeito, a privacidade foram violados.

A gestão deve ficar atenta para que tais acontecimentos não voltem a acontecer, pois, acaba manchando a imagem da empresa, sendo que a mesma não seja vista com bons olhos.

É necessário que a empresa busque sempre agir de maneira que respeite os valores que são considerados pela empresa e pelos seus funcionários.

A crescente competitividade impõe às empresas a necessidade de repensar suas estratégias organizacionais de modo a focar esforços em fatores que representem efetivamente uma oportunidade de diferenciação.

A nova onda tecnológica a informação e conhecimento passam a serem consideradas as novas ferramentas de gestão, a partir deste conhecimento é que a empresa passa a buscar novos caminhos para o sucesso.

A tecnologia é necessária para facilitar as relações sócio-cultural-econômicas e trazer soluções a problemas complexos em várias áreas do conhecimento. Porém, ela não determina a Sociedade. A sociedade que dá forma à tecnologia. Sendo assim, o homem nunca será dominado pela tecnologia como muitos leigos pensam.

A sociedade da informação é a consequência da explosão informacional, caracterizada, sobretudo pela aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento.

Esta sociedade caracteriza-se pelo elevado número de atividades produtivas que dependem da gestão de fluxos informacionais, aliado ao uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação. Culturas e identidades coletivas são uma consequência dessa nova era; Houve uma padronização de culturas e costumes.

Alguns autores chegam a formular os desafios éticos da sociedade da informação em termos de uma múltipla perda: perda de qualificação, associada à automação, e desemprego; de comunicação interpessoal e grupal, transformada pelas novas tecnologias ou mesmo destruída por elas; de privacidade, pela invasão de nosso espaço individual e efeitos da violência visual e poluição acústica; de controle sobre a vida pessoal e o mundo circundante; e do sentido da identidade, associado à profunda intimidação pela crescente complexidade tecnológica.

A sociedade de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com