TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Seminário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões:

A partir de texto publicado por Patrícia Bispo no site Rh (disponível em: <www.rh.com.br>) conhecemos a empresa Arizona. "O negócio da organização inclui toda a parte de pré-impressão, tratamento de imagem, retoque, impressão de catálogos, revistas, jornais e folder. Conta com duas unidades, tendo o parque gráfico localizado no bairro de Tatuapé, e a Premedia e agência de publicidade situada na Vila Olímpica - ambos bairros estratégicos da cidade de São Paulo. A empresa conta com 96 colaboradores e atende a clientes como Natura, Cia. Suzano, Revista Trip, Livraria Cultura, entre outros. A avaliação de desempenho da empresa - que passou a ser chamada formalmente de Programa Colaborador Estrela - foi implantada após uma reunião realizada entre a diretoria e a área de RH. No início, afirma Souza, foi difícil implantar o conceito de melhoria contínua que a proposta trazia para a rotina dos funcionários, mas com o passar do tempo essa cultura foi absorvida por todos. "Percebemos que deveríamos ter um sistema de avaliação para dar suporte à liderança de identificar as melhorias dos colaboradores em cada mês", afirma. O Programa Colaborador Estrela possui como público-alvo todos os funcionários da empresa, inclusive os líderes. Na prática, a avaliação de desempenho da Arizona funciona da seguinte forma: mensalmente, os gestores recebem um questionário para cada colaborador, onde atribuirão notas de zero a três pontos para cada competência. O funcionário pode chegar a 42 pontos e o mais "pontuado" recebe o título de Colaborador Estrela do mês. Caso ocorra empate, todos que obtiveram maior número de pontos são premiados. Vale ressaltar que o líder tem até o dia 02 de cada mês subsequente para entregar os formulários respondidos para a área de RH. O Programa Colaborador Estrela não é uma via de mão-única. Depois que as avaliações são realizadas pelos gestores, os formulários são entregues aos colaboradores e cada líder fica à disposição, durante uma semana, para conversar e esclarecer as dúvidas quanto às pontuações. No caso da liderança identificar que um funcionário vinha bem nas avaliações anteriores e que ocorreu uma queda em seu desempenho, o gestor chama o profissional para um diálogo e verifica quais os problemas que contribuíram para aquele resultado negativo. (...) Quanto questionado sobre os benefícios que o programa trouxe à organização, o gerente de RH da Arizona afirma que graças à iniciativa: os colaboradores perceberam que são parte importante dos processos da organização; hoje, os líderes têm uma poderosa ferramenta de avaliação e conseguem visualizar rapidamente quem são os colaboradores mais comprometidos de sua equipe, recuperar aqueles que por algum motivo estão desmotivados e com baixo rendimento e até mesmo para retirar da equipe aqueles que não agregam valores e têm um baixo nível de comprometimento."

1. A avaliação de desempenho na empresa Arizona é considerada fundamental para a gestão de pessoas. Elabore um texto de 15 linhas apresentando a Avaliação de desempenho e sua importância para a gestão estratégica de pessoas nas organizações. (3,0 pontos)

O processo de avaliação de desempenho elaborado pela empresa Arizona, baseia-se na pontuação direta de cada colaborador, sendo estas notas definidas pelos gestores e obedecem a uma escala padronizada de valor (0 a 3 pontos), nos seguintes conceitos: Adaptação, apresentação pessoal, assiduidade, desenvolvimento, comunicação, conhecimento do trabalho, cooperação, equilíbrio emocional, iniciativa, organização, produtividade, relacionamento, qualidade do trabalho e redução de custos.

Esta avaliação proporciona ao empregado a percepção de que é parte importante dos processos da organização, isto contribui para a melhoria da ambiência organizacional. Tornou-se uma poderosa ferramenta de avaliação, proporcionando uma visão rápida de quem são os colaboradores mais comprometidos de sua equipe, além de balizar as ações dos gestores na tentativa de recuperação daqueles que por algum motivo estão desmotivados e com baixo rendimento e até mesmo para retirar da equipe aqueles que não agregam valores e têm um baixo nível de comprometimento.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com