TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão de pessoas estratégica

Resumo

O presente artigo amplia o conhecimento do aluno em relação as disciplinas estudadas no semestre, porém com foco na área empresarial denominada gestão de pessoas estratégica.

A Gestão estratégica de pessoas ao longo dos anos passou por várias transformações, pois inicialmente ela exercia apenas o controle da mão de obra, mas com surge a necessidade de adaptar-se e acompanhar as mudanças do macroambiente.

A Gestão estratégica de pessoas nos dias de hoje tem como foco e principal função alinhar a missão, a visão e os objetivos organizacionais, ao capital humana. Ou seja, é através da Gestão estratégica de pessoas que pode se possibilitar o crescimento e o desenvolvimento pessoal.

Atendendo as necessidades tanto do colaborador quanto da organização, portanto pode-se afirmar que a Gestão de pessoas é a função gerencial vital para a organização, é justamente ela que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.

Para conseguir uma administração eficaz de pessoas e organizada de forma estratégica se faz necessário criar e principalmente manter pessoas com conhecimento, habilidades e competências. É de extrema importância que cada integrante do grupo esteja motivado e satisfeito, sendo assim ele irá buscar a realização dos objetivos da organização com orgulho, pois é um profissional valorizado.

Criar manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e possibilidade de alcance dos objetivos individuais.

Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas. Como diz Gil, 2001, p.17 Gestão de pessoas é a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais como individuais. Constituem a rigor uma evolução das áreas designadas do passado como Administração de pessoal, Relações Industriais e Administração de recursos humanos.

A Gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes (CHIAVENATO,2002,p.17)

Para que o bom andamento dos resultados muitas organização adotam o método de avaliação de desempenho, é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

“O desempenho, é a aplicação de esforços das pessoas em busca de produtividade efetiva, cujo foco é o cliente.”

Com desempenho, consegue-se destaque não somente na vida pessoal como na vida profissional de uma pessoa. Pois a pessoa empenhada e comprometida conquista excelentes resultados.

Palavras chaves: crescimento, desenvolvimento pessoal, cooperação das pessoas, organizações, gestão estratégica de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com